A Associação dos Pioneiros e Desbravadores de Marechal Cândido Rondon (Apidemar) promoverá neste domingo, 30 de março, a partir das 10h30, o seu primeiro encontro de 2025. O evento, que ocorrerá no Café Colonial, será um momento de confraternização e reencontro para aqueles que ajudaram a construir o município.
A presidente da Apidemar, Lori Speck, destaca que a tradição da entidade se mantém viva com a realização de quatro encontros anuais. "Março e dezembro são marcados por almoços, enquanto maio e setembro contam com chás da tarde. Este primeiro encontro também inclui a Assembleia Ordinária, onde faremos a prestação de contas do ano", explica.
Mais do que um evento social, o encontro é uma forma de manter viva a memória e a contribuição dos pioneiros para o crescimento da cidade. A Apidemar conta com cerca de 100 associados, todos ligados direta ou indiretamente às raízes históricas de Marechal Cândido Rondon. "Reunir essas pessoas é preservar a história e fortalecer os laços entre as famílias", ressalta Lori.
A programação do encontro será recheada de atividades que vão além do tradicional almoço, que terá churrasco com três tipos de carne, maionese, saladas, arroz e mandioca. O almoço será gratuito para os associados em dia com a mensalidade, enquanto visitantes pagarão uma taxa de R$ 40,00.
Os participantes também poderão acompanhar atos cívicos e religiosos, homenagens aos aniversariantes, sorteio de rifas e brindes, além de uma palestra e uma participação especial. Neste ano, o vereador e coronel Wellyngton Alves da Rosa abordará um tema relevante e atual: "Golpes Virtuais". Além disso, o vereador Rafael Heinrich também participará do evento, apresentando sua Indicação junto a Câmara Municipal, de nº 244/2025, que propõe a revitalização do Bosque dos Pioneiros, localizado no loteamento Reschke, junto à Sanga Borboleta. O local é um marco histórico da colonização do município, e Heinrich sugere melhorias como limpeza, calçamento, instalação de bancos, bebedouros e um monumento em homenagem aos primeiros colonizadores: Osvaldo Heinrich, Erich Ritscher e Antônio Rockenbach.
A Apidemar segue cumprindo sua missão de preservar e honrar as memórias daqueles que contribuíram para a construção de Marechal Cândido Rondon. O encontro promete ser um momento especial para compartilhar histórias, celebrar realizações e fortalecer os vínculos entre gerações.