Quarta, 02 de Abril de 2025
20°C 25°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Frente fria avança e traz temporais ao Paraná: autoridades alertam para riscos

Chuvas intensas, ventos fortes e risco de alagamentos preocupam meteorologistas e Defesa Civil

Por: João Livi Fonte: Simepar
28/03/2025 às 08h13
Frente fria avança e traz temporais ao Paraná: autoridades alertam para riscos
Há previsão de tempestade para a região nos próximos dias. (Foto: Gilson Abreu/AEN)

Duas frentes frias devem impactar o Paraná nos próximos dias, trazendo chuvas intensas, ventos fortes e risco de transtornos em diversas regiões do Estado. A primeira delas, proveniente do Sul do Brasil, chega nesta sexta-feira (28), enquanto a segunda avança no início da próxima semana, segundo previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

De acordo com o meteorologista Lizandro Jacobsen, a formação de pequenos núcleos de instabilidade diante da frente fria resultará em pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas fortes de vento, especialmente nas regiões Noroeste e Oeste do Estado. "Isso pode trazer vários transtornos, incluindo alagamentos e queda de árvores", alerta Jacobsen.

A instabilidade também afetará o Sudoeste e Centro-Sul do Paraná entre a tarde e a noite desta sexta-feira, alcançando o Leste do Estado, incluindo a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral, no fim do dia. No Norte paranaense, os temporais serão mais irregulares, ocorrendo principalmente na noite de sexta-feira.

Frente fria

Após um fim de semana de tempo mais estável, uma segunda frente fria chegará ao Paraná na segunda-feira (31), trazendo novamente previsão de temporais. O meteorologista Reinaldo Kneib explica que a chegada desse sistema é característica de uma zona de separação entre massas de ar frio e quente. "Isso gera queda de temperatura, aumento da nebulosidade e possibilidade de vendavais, chuvas intensas com raios e até granizo", destaca Kneib.

Prevenção

Continua após a publicidade
Anúncio

Com uma rede composta por 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas elétricas, o Simepar fornece dados em tempo real para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável. Esse monitoramento permite a adoção de medidas preventivas para mitigar os impactos dos eventos climáticos.

A população pode acompanhar previsões detalhadas para os 399 municípios paranaenses por meio do site oficial do Simepar (www.simepar.br), com informações sobre volumes de chuva, temperaturas, umidade relativa do ar e intensidade dos ventos, atualizadas duas vezes ao dia.

Diante das previsões de forte instabilidade climática, as autoridades reforçam a orientação para que a população fique atenta aos alertas meteorológicos e adote precauções, evitando deslocamentos desnecessários durante os períodos de tempestade.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários