Com o objetivo de mapear e oferecer suporte a pessoas em situação de rua (PSR), a Prefeitura de Toledo realizou, na quinta-feira (20), a Operação Recomeço. A iniciativa, liderada pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, contou com a participação das secretarias da Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Econômico, além do apoio da Polícia Penal.
Durante a ação, equipes percorreram seis pontos da cidade e abordaram 32 pessoas. Além do cadastramento para levantamento de informações pessoais e histórico social, foram apreendidos entorpecentes como maconha e crack, além de utensílios para consumo de drogas e bebidas alcoólicas. Muitos dos abordados apresentavam sinais de intoxicação, condições precárias de higiene e dificuldades de locomoção.
A Polícia Penal verificou a existência de mandados de prisão ou restrição de liberdade entre os abordados, enquanto uma ambulância com médico e técnicos de enfermagem prestou atendimento àqueles que apresentavam problemas de saúde.
Para a secretária de Desenvolvimento Humano, Sheila Delava, a Operação Recomeço é um passo fundamental para compreender o contexto dessas pessoas e viabilizar soluções adequadas. “Nosso trabalho vai além da abordagem. Estamos identificando perfis, históricos e necessidades para garantir que cada um receba o suporte adequado”, destacou.
O Secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Rogério de Lima, enfatizou que esta foi apenas a primeira etapa da operação e que novas ações serão realizadas. “Queremos compreender melhor essa realidade para estruturar estratégias de apoio e reinserção social, buscando reduzir a população em situação de rua em Toledo”, afirmou.
O prefeito Mario Costenaro destacou a importância da integração entre as secretarias e do envolvimento da segurança pública. “A questão das pessoas em situação de rua é complexa e exige um olhar multidisciplinar. Nossa intenção é promover a dignidade dessas pessoas, inseri-las no convívio social e proporcionar um ambiente mais harmonioso para todos”, pontuou.