Quinta, 03 de Abril de 2025
21°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Aeroporto de Toledo passa por vistoria da Anac e garante certificação

Inspeção analisou infraestrutura, segurança e conformidade operacional do aeródromo municipal

Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal
21/03/2025 às 18h30 Atualizada em 24/03/2025 às 14h35
Aeroporto de Toledo passa por vistoria da Anac e garante certificação
A equipe da ANAC realizou a vistoria no Aeroporto Municipal de Toledo. (Foto: Assessoria/Prefeitura)

O Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho, em Toledo, recebeu, entre os dias 19 e 20 de março, uma inspeção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A vistoria teve como principal objetivo verificar as condições estruturais do terminal, avaliar os avanços implementados pela Prefeitura Municipal e garantir a manutenção da certificação concedida pela agência reguladora.

A equipe da Anac foi composta pelos especialistas em regulação de aviação civil Alexandre Berejuk, Wallace Silva Sant’Anna Souza e Alberto de Barros Moraes Sayão. Os inspetores foram recepcionados pelos servidores administrativos e operacionais do aeroporto, liderados pelo diretor do terminal, Vinicius Ayres. Também estiveram presentes o procurador-geral do município, João Carlos Poletto; o coordenador de Orçamento Técnico da Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo, Wander Douglas Pires de Camargo; e o secretário do Agronegócio, Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Thiago D’Arisbo, responsável pela gestão do aeroporto.

Análise detalhada 

De acordo com o secretário Thiago D’Arisbo, a inspeção faz parte de um processo regular da Anac para garantir que os aeroportos certificados estejam em conformidade com as normas de segurança e operação. “O aeroporto de Toledo possui certificação da Anac, um diferencial relevante para a cidade. Essas vistorias permitem avaliar as condições das instalações e assegurar que tudo esteja dentro dos padrões exigidos”, explica.

Durante a vistoria, os especialistas percorreram todas as dependências do terminal, incluindo a pista de pouso e decolagem, taxiways e setores operacionais, tanto durante o dia quanto à noite. Entre os pontos analisados, destacam-se a qualidade do pavimento asfáltico, o funcionamento do gerador de energia e a eficiência da iluminação para operações noturnas ou emergenciais. “Os inspetores ficaram bastante satisfeitos com os avanços registrados nos últimos meses, principalmente em relação às melhorias indicadas em 2022 pela Anac”, complementa o secretário.

Investimentos  

Para garantir o aprimoramento contínuo da infraestrutura aeroportuária, o Governo do Estado anunciou um investimento de R$ 10 milhões destinados às melhorias no aeródromo. O recurso será aplicado na requalificação do pavimento asfáltico da pista e taxiways, além da revitalização da sinalização. “A certificação da Anac foi assegurada, e essa relação próxima com a agência reguladora é essencial para alcançarmos novos avanços, especialmente no processo de reabilitação do aeroporto para operações comerciais regulares”, pontua D’Arisbo.

Apesar da evolução positiva, o gestor destaca que o retorno de voos regulares depende de uma série de fatores externos. “Nosso trabalho é garantir que a estrutura esteja apta e atenda a todas as exigências necessárias. Atualmente, o aeroporto possui um volume significativo de operações, com pousos e decolagens de aeronaves aeromédicas, militares e governamentais”, ressalta.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segurança aeroportuária

A segurança do terminal também foi tema da inspeção. A Anac esclareceu que, no atual estágio, em que o aeroporto não opera voos regulares, não há obrigatoriedade da presença de Agentes de Proteção da Aviação Civil (Apac). Em contrapartida, recomendou a implantação de um sistema de vigilância especializada (AVSEC) para reforçar a segurança da infraestrutura.

Com essa vistoria, o Aeroporto Municipal Luiz Dalcanale Filho segue certificado e apto a continuar operando, garantindo um serviço seguro e estruturado para Toledo e região.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários