Sexta, 04 de Abril de 2025
18°C 27°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Estrada entre Novo Três Passos e Esquina Bandeirantes pode receber nome de Mario Kemfer

Projeto de lei propõe homenagem ao pioneiro que contribuiu para o desenvolvimento da região

Por: João Livi Fonte: Câmara Municipal
21/03/2025 às 14h38 Atualizada em 21/03/2025 às 15h01
Estrada entre Novo Três Passos e Esquina Bandeirantes pode receber nome de Mario Kemfer
“O nome do pioneiro Mario Kemfer pode ser atribuído à rodovia que liga Novo Três Passos à Linha Esquina Bandeirantes. (Foto: Divulgação)

A estrada que liga o distrito de Novo Três Passos à Linha Esquina Bandeirantes, em Marechal Cândido Rondon, pode ganhar o nome de "Rodovia Municipal Mario Kemfer". A proposta está prevista no Projeto de Lei 5/2025, de autoria do vereador Marcos Spohr (Sargento Spohr), e iniciou sua tramitação na Câmara Municipal. O texto aguarda pareceres da Procuradoria Jurídica e da Comissão de Justiça e Redação antes de seguir para votação no plenário.

O reconhecimento busca destacar a trajetória de Mario Kemfer, um dos pioneiros da região, que teve papel essencial na abertura dessa estrada nos anos 1960. "Mario Kemfer foi um desbravador cuja dedicação contribuiu significativamente para o progresso do município", enfatizou Spohr.

Pioneirismo e contribuição comunitária

Natural de Palmeiras (RS), Mario Kemfer nasceu em 12 de setembro de 1936. Em 1959, mudou-se para Marechal Cândido Rondon ao lado da esposa, Edithe Warken Kemfer, estabelecendo-se no distrito de Novo Três Passos. 

Sua principal contribuição veio em 1963, quando participou ativamente da abertura da estrada entre Novo Três Passos e Linha Esquina Bandeirantes. Até então, a região era coberta por mata fechada, com apenas uma trilha rudimentar. Com esforço coletivo, Mario e outros moradores transformaram o caminho em um importante eixo de ligação para o desenvolvimento local.

Logo após a conclusão da estrada, Mario e sua família fixaram residência na Linha Esquina Bandeirantes

Além desse feito, ele esteve envolvido em diversas iniciativas comunitárias. Construiu um campo de futebol em sua propriedade, que se tornou ponto de encontro para a população, e teve grande participação na vida religiosa. Em 1975, assumiu a presidência da Igreja Exaltação da Santa Cruz, coordenando a construção de uma nova sede dois anos depois, que permanece ativa até hoje.

Continua após a publicidade
Anúncio

Mesmo após mudar-se para o bairro Botafogo, em Marechal Cândido Rondon, no início dos anos 1990, Mario manteve seu engajamento social. Foi voluntário no Clube Amizade, integrou corais e participou ativamente de associações comunitárias, como o Clube de Idosos Amor e União e a comunidade Maria Mãe da Igreja.

Pai de seis filhos, Mario Kemfer faleceu em 2 de maio de 2007, deixando um legado de trabalho, dedicação e compromisso com o bem-estar coletivo.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários