Sexta, 04 de Abril de 2025
18°C 27°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Presidente da Câmara de Marechal Cândido Rondon pede cautela em solicitações ao Executivo

Valdirzinho pede paciência e tempo para que o novo governo municipal consolide suas ações

Por: João Livi
19/03/2025 às 10h00 Atualizada em 19/03/2025 às 10h13
Presidente da Câmara de Marechal Cândido Rondon pede cautela em solicitações ao Executivo
O presidente da Câmara Municipal pediu paciência aos vereadores neste início de mandato. (Foto: João Livi)

Em pronunciamento que realizou durante a posse do Secretário de Esportes de Marechal Cândido Rondon, o presidente da Câmara Municipal de Marechal Cândido Rondon, Valdir Sackser,  Valdirzinho, apelou aos seus colegas vereadores para que moderem nas solicitações de informações ao Executivo neste início de mandato. Ele ressaltou a importância de conceder tempo para que o novo governo se estabeleça e as secretarias possam focar em suas atribuições sem sobrecarga.

Valdirzinho destacou que, embora esteja em seu quinto mandato, reconhece que cada gestão traz novos desafios e adaptações. Ele enfatizou que tanto os vereadores de primeiro mandato quanto os mais experientes precisam de um período para se ambientar às novas funções. "Tudo tem que se dar um tempo. Tem que se dar um tempo para o presidente da Câmara, que apesar de estar no quinto mandato, que as coisas mudam, né? As coisas mudam", afirmou.

O presidente salientou que o prefeito Adriano Backes, apesar de sua experiência anterior, enfrenta agora um novo desafio à frente da administração municipal. Ele reforçou que é necessário permitir que o prefeito, o vice-prefeito, os secretários e suas equipes tenham um período de adaptação antes de serem cobrados por grandes ações. "Não se cobra ações gigantescas em 60 dias, 90 dias", ponderou.

Valdirzinho expressou preocupação com o volume de pedidos de informações direcionados às secretarias recém-estabelecidas, observando que isso pode desviar recursos humanos de tarefas essenciais. Ele alertou que atender a essas solicitações exige a mobilização de equipes para coletar e fornecer dados, o que pode comprometer a eficiência administrativa. "Uma equipe que está assumindo vai ter que se colocar à disposição, para buscar informações e responder ao solicitado", explicou.

O presidente da Câmara apelou especialmente aos vereadores da base governista para que sejam pacientes e compreensivos neste período inicial. Ele reconheceu o papel legítimo da oposição em fiscalizar, mas enfatizou que os aliados do governo devem agir com inteligência e cautela nas solicitações, permitindo que as novas equipes se estabeleçam e desempenhem suas funções de forma eficaz. "Nós somos base, nós somos governo. E nós temos que ter essa inteligência e essa paciência acima de tudo de tomar cuidado muitas vezes nos pedidos de informação porque tem uma equipe nova, secretários novos, diretores novos", aconselhou.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Reconhecimento

Valdirzinho também ressaltou a importância de valorizar os servidores de carreira, que são a base da administração municipal e garantem a continuidade dos serviços públicos. Ele pediu aos novos gestores que cuidem bem desses profissionais, reconhecendo seu papel fundamental na sustentação da estrutura administrativa. "Quem entra agora como secretário, como diretor, em cargo de chefia, peço que cuidam bem dessas pérolas. Independente de quem senta nessa cadeira, os funcionários de carreira permanecem nos bastidores para a sustentação", destacou.

Ao concluir, o presidente reforçou que tanto o Executivo quanto o Legislativo devem atuar em prol de todo o município, sem distinções entre áreas urbanas e rurais. Ele enfatizou que todos os eleitos têm o compromisso de trabalhar pelo bem-estar de toda a comunidade rondonense. "Nós temos prefeito e vice do município, e os vereadores são do município como um todo", finalizou.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários