Bom dia com muita alegria.
Todos querem ser livres, mas poucos aceitam se responsabilizar pelas escolhas que fazem na vida. Quando escolho algo, necessariamente preciso rejeitar aquilo que é oposto ao que escolhi. Quando digo “sim” a alguma coisa, também preciso dizer “não” àquilo que pode destruir o que escolhi.
E aí está o problema: pessoas imaturas não sabem dizer “não” a si mesmas e não aceitam que a vida lhes diga “não”. É próprio da geração moderna evitar escolhas, decisões e responsabilidades, mas a vida nos confronta o tempo todo com essa necessidade. A vida exige de nós escolhas, decisões e compromisso. São essas atitudes que nos fazem amadurecer como seres humanos e entender que não existe liberdade sem responsabilidade.
Portanto, o pecado não consiste apenas em desobedecer a Deus, mas também em sabotar-se como ser humano, agindo instintivamente, apenas “reagindo” ao que lhe afeta, sem se dar ao trabalho de refletir e escolher que “resposta” dará ao que está sentindo e ao que está impactando sua vida neste momento.
Com carinho,
Pe. Marquinhos.
Que seu dia seja muito abençoado!