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Cofco inaugura megaterminal no porto de Santos

Investimento bilionário e estrutura inovadora consolidam porto como o maior do Brasil em movimentação dinâmica

Por: João Livi
05/03/2025 às 11h57
Cofco inaugura megaterminal no porto de Santos
(Foto: Divulgação)

A Cofco International, gigante chinesa do setor agroindustrial, está prestes a iniciar as operações de seu novo terminal portuário em Santos, considerado o maior porto dentro do porto santista. O projeto, que consumiu um investimento direto de R$ 1,64 bilhão e mais R$ 1,2 bilhão na aquisição de 979 vagões e 23 locomotivas, faz parte de um plano estratégico chinês iniciado oficialmente em 2007, com o objetivo de garantir segurança alimentar por meio da expansão da agricultura global.

A previsão é que o terminal opere inicialmente com uma capacidade de movimentação de 8 milhões de toneladas anuais em 2025, sendo 5,5 milhões destinadas à soja e ao milho, e 2,5 milhões ao açúcar. Quando plenamente operacional, até o final deste ano, o terminal terá capacidade para movimentar até 14 milhões de toneladas anuais.

Segundo Luiz Noto, CEO da Cofco International no Brasil, essa estrutura se tornará "o maior porto em movimentação dinâmica de Santos" e concentrará toda a operação de cargas da empresa. A expansão da Cofco reforça o papel do Brasil como um dos principais fornecedores globais de commodities agrícolas.

Estratégia global e impactos logísticos

O vice-presidente da Cofco International, Yunchao Wang, destacou que a atenção da companhia está voltada para Santos, deixando em segundo plano outras opções logísticas, como o megaporto de Chanqay, no Peru. A escolha reforça a importância do Brasil como hub estratégico para a segurança alimentar chinesa.

O novo terminal operará majoritariamente com navios que seguirão a rota pelo Cabo da Boa Esperança, na África, evitando riscos geopolíticos em outros trajetos, como o Canal do Panamá. A concessão de 98 mil metros quadrados obtida pela Cofco em leilão tem vigência de pelo menos 25 anos, garantindo estabilidade para a operação.

Além disso, a empresa planeja avançar na automação logística dentro do porto, especialmente no transporte ferroviário, seguindo padrões utilizados na China e no Peru.

Compromisso ambiental e crescimento no Brasil

Com presença no Brasil desde 2014, quando adquiriu o controle da holandesa Nidera, a Cofco International cresceu rapidamente no país por meio de aquisições e parcerias locais. Atualmente, dois terços de seus 11 mil funcionários estão no Brasil. Em 2024, a empresa alcançou a 14ª posição entre as maiores empresas do país, de acordo com o ranking Valor/Serasa/FGV.

Noto destacou que a aquisição de vagões e locomotivas reforça o compromisso da Cofco com uma logística mais sustentável, alinhada às prioridades ambientais da China. "O investimento em ativos ferroviários permite que a Cofco cresça de forma sustentável, reforçando nosso compromisso com o agronegócio brasileiro e a redução de emissões", afirmou.

Como marco da inauguração, o primeiro embarque previsto para a China contará com 1,5 milhão de toneladas de soja certificada como livre de desmatamento, sinalizando a aposta da Cofco em um modelo de negócio mais responsável ambientalmente.

Competitividade no mercado global

A Cofco International concorre diretamente com gigantes do setor, como Cargill e Bunge, e busca diferenciação por meio da sustentabilidade e inovação logística. Um estudo da Universidade Renmin, de Pequim, publicado em 2023, reforça a importância de ampliar a presença da Cofco no mercado de commodities, incluindo operações em mercados futuros, para garantir estabilidade no fornecimento global, especialmente diante de crises como a guerra na Ucrânia.

Com o novo terminal em Santos, a Cofco consolida sua posição no Brasil e amplia sua influência no mercado agroindustrial global, reafirmando o país como um parceiro estratégico essencial para a segurança alimentar da China.

 

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