Palotina segue avançando na recuperação de nascentes, reafirmando seu compromisso com a sustentabilidade e a segurança hídrica. Na última semana, mais duas nascentes foram revitalizadas no interior do município, por meio de uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura, através da Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente, o Colégio Agrícola Estadual Adroaldo Augusto Colombo, produtores rurais e a Itaipu Binacional.
As áreas recuperadas estão localizadas na propriedade da Família Piva e receberam intervenções coordenadas por alunos do Colégio Agrícola, sob orientação do técnico da Secretaria, Nivaldo Antonio Domingos. Com a conclusão dessas novas ações, Palotina soma agora um total de 262 nascentes restauradas, contribuindo significativamente para a preservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade no meio rural.
Segundo especialistas envolvidos no projeto, a recuperação das nascentes desempenha um papel essencial na manutenção da qualidade e quantidade da água, beneficiando tanto os produtores rurais quanto a comunidade em geral. O trabalho consiste em medidas como isolamento da área para evitar pisoteio de animais, plantio de espécies nativas para recomposição da vegetação e adoção de técnicas para garantir a infiltração adequada da água no solo.
Expo Palotina destaca recuperação de nascentes
A relevância do programa de revitalização de nascentes também será evidenciada na Expo Palotina 2025, programada para ocorrer entre os dias 15 e 18 de maio. O evento contará, mais uma vez, com uma maquete interativa que ilustra o processo de recuperação de nascentes no município.
Em edições anteriores, a maquete chamou a atenção do público ao demonstrar, de maneira didática, como ações ambientais podem ser implementadas para garantir a conservação da água. A expectativa é que a apresentação do projeto na feira contribua para conscientizar mais pessoas sobre a importância da preservação ambiental e inspire novos produtores a aderirem às práticas sustentáveis.