Na última terça-feira (18), secretários, coordenadoras e professores dos 16 municípios que compõem o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu reuniram-se em Santa Helena para alinhar atividades e discutir os detalhes da renovação do Programa Mais Ideb para 2025. O programa conta com um investimento expressivo de R$ 24 milhões da Itaipu Binacional.
O evento destacou os avanços obtidos em 2024 e definiu as metas para o próximo ano. O Programa Mais Ideb integra as atividades do Programa Itaipu Mais que Energia, alinhado às políticas do Governo Federal. Desenvolvido pela Rede de Educação dos Municípios Lindeiros, o programa é fruto de um convênio entre o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros e a Itaipu Binacional.
Cintia Bená Valoto, gerente da Divisão de Educação Ambiental da Itaipu Binacional, ressaltou a continuidade do projeto de educação ambiental, que está em sua segunda edição. Segundo Cintia, a renovação do projeto foi viabilizada pelos resultados positivos da edição anterior, que contou com uma boa aceitação por parte de professores e alunos. "Ainda não temos o índice do Ideb, pois no ano passado não houve a prova, mas já colhemos frutos com a satisfação dos professores e alunos. Por isso, conseguimos a renovação para mais um ano", afirmou.
Ana Paula da Silva, coordenadora do Programa Mais Ideb nos Municípios Lindeiros, enfatizou a importância da reunião para alinhar as ações da Rede de Educação. "Tivemos a primeira reunião da Rede de Educação do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros neste ano, uma reunião de alinhamento e apresentação dos integrantes. O objetivo é a melhoria da educação como um todo", destacou Ana Paula.
As ações do programa seguem em 2025, com a expectativa de ampliação dos resultados já alcançados.
Adriana Castelan, coordenadora do Aprova Brasil, reforçou a importância do encontro para apresentar os resultados e os planos para este ano. "O objetivo hoje foi resgatar a conversa, o trabalho realizado em 2024 e apresentar os projetos para os novos secretários de educação", explicou Adriana. Ela destacou o compromisso dos municípios lindeiros e a satisfação das equipes que já conhecem o programa, além da expectativa dos novos integrantes. "Foi um encontro muito proveitoso e produtivo", completou.