Quinta, 03 de Abril de 2025
21°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Tradição de Páscoa ganha força em Maripá com a primeira Osterbaum

Iniciativa visa unir a comunidade em torno da simbólica árvore de Páscoa

Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal
19/02/2025 às 09h42
Tradição de Páscoa ganha força em Maripá com a primeira Osterbaum
A Osterbaum carrega profundos significados cristãos, é montada  com galho seco da árvore, simbolizando a tristeza e a renovação, enquanto as casquinhas de ovos naturais pintadas à mão representam o renascimento e a esperança. Imagem: Freepik

Com o intuito de resgatar e valorizar tradições pascais, o município de Maripá está se preparando para inaugurar sua primeira Osterbaum, a tradicional Árvore de Páscoa de origem alemã. A ideia, surgida na Casa do Artesão, rapidamente ganhou apoio do Governo Municipal e promete envolver a comunidade maripaense em um projeto coletivo e simbólico.

A Osterbaum carrega profundos significados cristãos, representando a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. O galho seco da árvore simboliza a tristeza e a renovação, enquanto as casquinhas de ovos naturais pintadas à mão representam o renascimento e a esperança. A iniciativa é conduzida pela presidente da Associação dos Artesãos e Produtores Rurais de Maripá, Madalena Kriezer, que destaca o desejo de criar uma nova tradição local. "Inicialmente pensamos em fazer a árvore apenas pela Casa do Artesão, mas então pensamos: por que não envolver todos do município? Assim podemos unir forças e quem sabe criar uma tradição de montar a árvore como já acontece em várias cidades, como em Pomerode", explica Madalena.

Para garantir uma maior participação, serão montadas três árvores de Páscoa: uma na Praça das Orquídeas, uma no distrito de Candeia e outra em Pérola Independente. Dessa forma, moradores de diferentes localidades poderão contribuir e apreciar a montagem das árvores.

Como participar

A comunidade maripaense está convidada a colaborar com a iniciativa. A montagem das árvores está prevista para ocorrer entre os dias 10 e 14 de março, podendo se estender conforme necessário. Os moradores podem ajudar guardando casquinhas de ovos e decorando-as de maneira criativa. Para isso, o ideal é retirar o conteúdo do ovo através de um pequeno furo, lavar as cascas e deixá-las secar de cabeça para baixo. A recomendação é utilizar tinta plástica, que é resistente à água, uma vez que as árvores serão montadas ao ar livre.

Além do apoio popular, o projeto envolverá a rede municipal e estadual de ensino, grupos da terceira idade, o Conselho de Ministros, o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo e outras frentes. A expectativa é que a primeira Osterbaum de Maripá se torne um símbolo de união e renovação, fortalecendo os laços da comunidade e celebrando a Páscoa de maneira única e significativa.

 

Continua após a publicidade
Anúncio

 

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários