Sexta, 11 de Abril de 2025
21°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Recolhimento de galhos e entulhos no setor 1 de Marechal Cândido Rondon inicia nesta segunda-feira

Essa área abrange os bairros Barcelona, Primavera, Loteamentos Augusto I e II, Parque dos Ciprestes, São Mateus, Condomínio Palma Sol, Continental, Jardim Higienópolis, Paraíso, Lajeado Bonito, Leste/Lerner, Lumara, Santa Maria, Loteamento dos Ipês, São Pedro e São José

Por: João Livi Fonte: Prefeitura Municipal
17/02/2025 às 08h43
Recolhimento de galhos e entulhos no setor 1 de Marechal Cândido Rondon inicia nesta segunda-feira
Mapa do setor 1. Imagem: Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon anunciou o início do recolhimento de galhos, entulhos e materiais inservíveis no setor 1 a partir desta segunda-feira (17). O prazo para que os moradores depositem os materiais em frente às residências vai até o dia 4 de março, sendo que a coleta efetiva será iniciada no dia seguinte, 5 de março.

A medida, coordenada pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, busca organizar o descarte de resíduos urbanos, facilitando a logística da coleta e evitando o acúmulo indevido de entulhos nas vias públicas. O setor 1 abrange diversos bairros Barcelona, Primavera, Loteamentos Augusto I e II, Parque dos Ciprestes, São Mateus, Condomínio Palma Sol, Continental, Jardim Higienópolis, Paraíso, Lajeado Bonito, Leste/Lerner, Lumara, Santa Maria, Loteamento dos Ipês, São Pedro e São José.

Marciel Escher, secretário de de Agricultura, Pecuária e
Desenvolvimento Sustentável. Foto: João Livi

Separar para facilitar

Para que a coleta ocorra de forma eficiente, o secretário Marciel Escher reforça a necessidade da separação adequada dos materiais. "Os galhos devem ser agrupados separadamente, enquanto entulhos e itens inservíveis devem ser organizados em outro monte. Isso permite que a coleta seja feita de maneira mais rápida e eficaz, pois utilizamos maquinários e equipes distintas para cada tipo de resíduo", destacou Escher.

O cronograma seguirá de forma escalonada para os demais setores da cidade, abrangendo até o setor 6. Os prazos para cada região serão divulgados posteriormente. Escher também alerta que o descumprimento do cronograma pode acarretar penalidades. "Materiais descartados fora do período estabelecido não serão recolhidos. Caso sejam deixados irregularmente nas vias, o responsável será notificado e terá um prazo para providenciar a retirada. Se isso não ocorrer, será aplicada multa", ressaltou.

Ecoponto como alternativa permanente

Continua após a publicidade
Anúncio

Para os moradores que necessitam descartar materiais fora do cronograma estipulado, a prefeitura disponibiliza o Ecoponto, localizado no parque de exposições. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h e das 13h30 às 18h.

No Ecoponto, é possível descartar resíduos de podas e jardinagem, eletrônicos, madeiras, entulho de construção civil, móveis e eletrodomésticos, garantindo a destinação correta desses materiais e contribuindo para a limpeza urbana e a preservação ambiental.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários