Sexta, 04 de Abril de 2025
18°C 27°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Anvisa interdita oito clínicas de estética por irregularidades graves

Fiscalização revela falhas sanitárias e riscos à saúde em estabelecimentos de Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e São Paulo

Por: João Livi Fonte: Anvisa
16/02/2025 às 07h56
Anvisa interdita oito clínicas de estética por irregularidades graves
Anvisa encontrou produtos abertos e armazenados de forma incorreta. Foto: Anvisa/Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu as atividades de oito serviços de estética e embelezamento em Belo Horizonte, Brasília, Goiânia e no estado de São Paulo. A medida foi tomada após a identificação de "irregularidades graves que não podem ser sanadas a curto prazo ou de maneira simples", segundo nota divulgada pela agência.

Os problemas constatados incluíram falta de protocolos de segurança, descarte inadequado de resíduos, esterilização deficiente de equipamentos e armazenamento impróprio de produtos. A fiscalização foi realizada durante a operação "Estética com Segurança", uma iniciativa em parceria com órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária.

Problemas encontrados

Dos 31 estabelecimentos vistoriados, apenas um, localizado em Goiânia, foi considerado regular. Nos demais, foram detectadas diversas falhas, como:

  • Falta de procedimentos padronizados para garantir a segurança do paciente;

  • Ausência de prontuários, o que dificulta investigações em caso de eventos adversos;

  • Irregularidades no gerenciamento de resíduos, incluindo descarte inadequado de seringas e produtos vencidos;

    Continua após a publicidade
    Anúncio
  • Uso de cosméticos injetáveis proibidos;

  • Infraestrutura precária, com mofo, infiltração e ausência de pias e dispensadores de álcool para higienização das mãos.

A Anvisa ressaltou que a seleção das clínicas inspecionadas foi baseada em denúncias de usuários e na presença intensiva de publicidade patrocinada em mídias tradicionais e redes sociais.

Consequências e penalidades

A agência anunciou que será aberto um processo administrativo sanitário para cada estabelecimento com irregularidades, podendo resultar em multas e outras penalidades. Os nomes das clínicas interditadas não foram divulgados.

A operação também incluiu a fiscalização de fornecedores de dispositivos médicos utilizados em procedimentos estéticos nas regiões Sul e Centro-Oeste do país.

Cuidados para consumidores

Diante das irregularidades identificadas, a Anvisa reforça a importância de que consumidores verifiquem a regularidade dos estabelecimentos antes de realizar qualquer procedimento estético. A agência disponibiliza, em seu site, orientações sobre boas práticas e medidas de segurança necessárias para garantir a saúde e o bem-estar dos pacientes.

Se você quer saber mais sobre dicas de segurança para procedimentos estéticos e como escolher a clínica ideal, acesse as informações disponíveis no site da Anvisa sobre o tema: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/campanhas/estetica.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários