O Rotary Club de Marechal Cândido Rondon realizou, na tarde desta quinta-feira (13), a doação de livros didáticos e jogos educativos para os alunos das 4ª e 5ª séries da Escola Municipal Osvino Weirich, localizada no bairro Primavera. O evento contou com a presença de membros do clube, além da direção da escola, professores, estudantes e representantes da Secretaria Municipal de Educação.
A seleção dos materiais foi baseada em uma demanda apresentada pela diretora da escola, professora Inês Kist, à presidente do Rotary Club, Ivone Barbosa. Com a intenção de suprir essas necessidades, os rotarianos providenciaram os itens solicitados. Os materiais foram adquiridos na Livraria Nota 10, uma empresa local, fortalecendo o comércio de Marechal Cândido Rondon.
Os recursos para a compra dos livros e jogos foram arrecadados pelos próprios membros do Rotary Club, por meio de doações pessoais e parcerias com empresas locais.
Segundo Ivone Barbosa, essa ação é uma extensão do projeto "Natal Solidário", que o clube desenvolve desde o início dos anos 2000. Desta vez, ao invés de brinquedos, a iniciativa foi direcionada à educação, contemplando uma escola que atende estudantes em situação de vulnerabilidade econômica.
"Os rotarianos se empenharam para que a campanha alcançasse sucesso", destacou Ivone, reforçando a importância do projeto.
A diretora da escola, professora Inês Kist, expressou sua gratidão pela doação e pelo compromisso do Rotary Club com a educação.
"Para a escola, receber esse tipo de contribuição da comunidade e dos clubes de serviço é fundamental. A educação é o que transforma uma criança em um cidadão melhor para o mundo e para a sua família. O Rotary Beira Lago abraçar uma escola e trazer livros e brinquedos é uma das melhores coisas que a comunidade pode fazer pelos nossos alunos".
Ela também ressaltou o impacto positivo das parcerias na melhoria do ensino:
"Parcerias são saudáveis para a escola, para a educação e para as crianças. A Escola Osvino Weirich está localizada no bairro Higienópolis, mas também atende crianças dos bairros Augusto I, Augusto II e Sol Nascente. Hoje temos cerca de 360 alunos. Nosso empenho tem feito a escola se destacar, como no último índice do IDEB, em que alcançamos 7.3, além das premiações em concursos de redação".