Evento Pais e Filhos une diversão, memórias afetivas e fortalecimento do turismo local
Porto Mendes viveu dias inesquecíveis com o 6º Acampamento Pais e Filhos, que reuniu centenas de famílias em um evento marcado por atividades que resgatam a essência da infância e a interação familiar.
Por: João Livi
26/01/2025 às 15h07Atualizada em 26/01/2025 às 19h16
Fotos: João Livi
O Parque de Lazer e Turismo de Porto Mendes, distrito de Marechal Cândido Rondon, foi palco do 6º Acampamento Pais e Filhos neste final de semana. O evento, que já é tradição na região, reuniu famílias de diversas cidades, proporcionando momentos de desconexão tecnológica e conexão humana em um ambiente natural e acolhedor.
Participantes de diferentes partes do Paraná e até de outros estados elogiaram a organização e a proposta única do encontro, que vai além do lazer: é uma experiência que reforça laços familiares e resgata brincadeiras tradicionais, criando memórias inesquecíveis.
Os espaços para camping ficaram lotados.
Continua após a publicidade
Uma experiência familiar única
Entre os participantes, o empresário Maicon Raupp, acompanhado da esposa Taise, do filho e familiares, compartilhou sua experiência:
“Mais uma vez o evento foi fantástico. Muitas brincadeiras, muita diversão e tudo muito bem organizado. Isso mostra que Marechal tem potencial para eventos de grande porte. Vi pessoas de cidades vizinhas, como o distrito de Novo Sarandi/Toledo, Nova Santa Rosa e até de Curitiba, dizendo que não há nada tão especial como este evento em suas cidades”.
Para ele, o maior diferencial do acampamento é desconectar as crianças dos aparelhos eletrônicos e aproximá-las da natureza. "Brincar no barro, andar descalço... isso cria memórias afetivas que ficam para sempre. Além disso, relembramos nossa própria infância ao ver os pequenos se divertirem dessa forma", concluiu.
Maicon Raup com a esposa e familiares.
Continua após a publicidade
Primeiras impressões marcantes
Alisson Henrique, morador de Palotina, participou pela primeira vez e se mostrou encantado com a estrutura e o acolhimento. “Eu, minha esposa Jéssica e nossas filhas, Alice e Zoe, estamos adorando. Desde sexta-feira, acampados, nos sentimos muito bem recebidos. A estrutura é excelente, com espaço bem planejado, quiosques para churrasco e áreas de camping organizadas”, avaliou.
Nem mesmo a chuva de sábado desanimou as famílias. Alisson destacou:
"As atividades seguiram, e hoje (domingo), com o dia bonito, estamos aproveitando ainda mais. O ambiente aqui é perfeito para as crianças se divertirem e para nós, adultos, nos desconectarmos da rotina".
Alisson Henrique com sua família.
Continua após a publicidade
Crescimento e desafios
Vladimir Wagner, que participou de todas as edições do evento, reconheceu o crescimento ao longo dos anos:
“A minha família está toda presente, meus amigos também. É muito bom estar aqui. Participo desde a primeira edição, ou seja, já são seis anos consecutivos. A cada edição, percebo que o evento tem melhorado bastante. Não é fácil organizar algo para tanta gente, e, na minha opinião, isso é um mérito da equipe".
Para Vladimir, embora o fluxo de pessoas tenha sido grande no parque durante os três dias do evento, tudo transcorreu a contento, ainda que melhorias sejam necessárias. "É claro que, com o aumento de público, a estrutura acaba sofrendo um pouco. Por exemplo, os banheiros não conseguem manter 100% da funcionalidade o tempo todo, mas ainda assim estão utilizáveis. Para mim, está bom, dá para aproveitar. Se fosse para apontar algo que poderia melhorar, eu diria que seria a estrutura geral, como a iluminação e os banheiros. A energia também precisa de ajustes. Apesar disso, a organização tem sido muito presente. Recebemos visitas dos representantes da Comissão Central, sempre perguntando se está tudo bem e ouvindo nossas sugestões. Isso é muito positivo e demonstra o cuidado com os participantes".
Vladimir Wagner com a família e amigos.
Continua após a publicidade
Compromisso público
O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Adriano Backes, participou do acampamento com sua família e compartilhou sua alegria em vivenciar o evento de forma plena: "É gratificante ver tantas famílias reunidas. Desde sexta-feira, estou aqui acampado com minha esposa e filhos, revivendo momentos que marcaram minha infância e, ao mesmo tempo, criando novas memórias com meus filhos", disse.
Ele destacou os momentos vividos no acampamento:
"É uma alegria imensa estar aqui com minha família e amigos. Sempre me senti à vontade em Porto Mendes, um lugar que faz parte da minha história. Esse evento é especial porque reúne pais, filhos, avós e netos, proporcionando momentos que muitas vezes se perdem em meio à tecnologia e à correria do dia a dia. Ver crianças experimentando brincadeiras simples, como andar a cavalo pela primeira vez, e seus sorrisos emocionados é algo indescritível".
Emocionado, o prefeito comentou sobre o encantamento das pessoas que participaram do evento:
"Eu vi crianças que nunca tinham chegado perto de um cavalo. E você vê, cara, que gostoso. Dá até um arrepio. Você vê a criança subindo no cavalo pela primeira vez, assustada, mas com aquele sorrisão meio apavorado. É muito gratificante proporcionar isso, né? Mas só é possível porque temos parceiros, pessoas que se identificam com essa ideia de unir pais e filhos. E aí, as coisas acontecem. Estou muito feliz pelo evento. Tenho certeza absoluta, e tenho escutado muitos relatos: as pessoas adoraram e se identificaram".
O prefeito Adriano Backes e a primeira dama Andria de Oliveira Backes, também estiveram acampados em Porto Mendes.
Uma organização comprometida
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Kohler, conhecido como Claudinho, também destacou a relevância do evento para o município e a região. “Foi um evento fantástico, que reforça o papel de Porto Mendes como um destino de integração familiar. A cada ano, o acampamento se supera, e isso nos enche de orgulho”, afirmou.
Claudinho adiantou ainda que o calendário de eventos para o Parque de Porto Mendes já está repleto de novidades. “Teremos um avanço significativo na infraestrutura, que virá acompanhado de uma programação diversificada ao longo do ano. Em março, por exemplo, acontecerá o Carnaval na Praia, além de outros projetos como o ‘Mais Verão’, a ‘Pesca da Corvina’ e o ‘Encontro de Motorhome’. Estamos determinados a consolidar Porto Mendes como um ponto turístico de referência”, revelou.
Novos eventos já estão programados para acontecer este ano no Parque de Lazer e Turismo de Porto Mendes.
Continua após a publicidade
Inovações e melhorias para o parque
Embora o evento tenha sido um sucesso, o prefeito reconheceu a necessidade de melhorias na infraestrutura do Parque de Porto Mendes. "Sabemos que, com o aumento do público, a estrutura precisa acompanhar essa evolução. Áreas como iluminação, banheiros, sistema hidráulico e elétrico precisam de ajustes significativos. Já estamos em tratativas com o Governo do Estado e com Itaipu para viabilizar projetos que tornem o parque ainda mais acolhedor e funcional", explicou.
Ele mencionou a intenção de implementar mudanças em etapas, incluindo a revitalização de áreas como a orla, a instalação de novas mesas, churrasqueiras e melhorias nos espaços de convivência:
"Queremos criar um ambiente ainda mais atrativo, onde as famílias possam aproveitar a natureza, pescar, fazer um churrasco ou simplesmente relaxar. Porto Mendes é um patrimônio do município e merece toda a nossa atenção".
Visão de futuro para Porto Mendes
Além de valorizar o evento atual, Backes já projeta novas ações para o futuro:
"Pedi aos coordenadores que organizem outro evento já em outubro próximo, no Dia das Crianças, com características semelhantes ao Acampamento Pais e Filhos. A ideia é continuar incentivando as famílias a ocuparem este espaço público, que é nosso, e promover a interação entre pessoas de diferentes municípios e até estados", revelou.
Por fim, o prefeito fez um convite à população para que aproveite mais o parque:
"Porto Mendes é um espaço aberto e acolhedor, sem custo para quem deseja desfrutar. Venham acampar, pescar, fazer churrasco ou simplesmente estar em contato com a natureza. É uma oportunidade única de lazer e também uma forma de movimentar o comércio local, gerando emprego e renda para nosso distrito. Estamos trabalhando para tornar este lugar cada vez melhor para todos".
Quem foi no 6º Acampamento Pais e Filhos se divertiu bastante.
Continua após a publicidade
Continua após a publicidade
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.