Manter um ambiente corporativo saudável, onde o bem-estar mental seja uma prioridade, é mais do que um desafio: é uma responsabilidade contínua. Assim, Itaipu Binacional, alinhada à campanha Janeiro Branco, dedica-se a ações que promovem a saúde emocional de seus empregados durante todo o ano.
Na edição de 2025, o movimento nacional Janeiro Branco aborda o tema: “O que fazer pela saúde mental agora e sempre? De janeiro a janeiro”. Criado há mais de uma década, o movimento visa estimular empresas, famílias e instituições a valorizar e priorizar a saúde mental em todas as esferas da vida.
Desde 2004, Itaipu vem aprimorando práticas voltadas ao bem-estar emocional de seus colaboradores. Entre os destaques mais recentes está o Programa Saudavelmente, lançado em abril de 2024. Este programa estruturado de saúde mental engloba ações pioneiras e integradas que atendem às necessidades dos trabalhadores e seus dependentes.
Segundo Denise Angelita Peres, psicóloga da Divisão de Seleção e Acompanhamento de Recursos Humanos, a empresa tem buscado constantemente as melhores práticas do mercado. “A saúde mental é um pilar estratégico para garantir um ambiente corporativo saudável para todos e todas. Nosso compromisso é fortalecer a rede de apoio e oferecer ferramentas para o equilíbrio emocional”, afirma.
O Programa Saudavelmente oferece uma série de ações para beneficiar empregados e seus familiares:
Além disso, a Itaipu integra campanhas nacionais como o Setembro Amarelo, promovendo a conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Também realiza ações internas como as Semanas do Bem-Estar, em parceria com o Programa Reviver, e a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), abordando a relação entre saúde mental e segurança no trabalho.
O movimento Janeiro Branco, institucionalizado pela Lei 14.556/23, é coordenado pelo Instituto de mesmo nome. Sua missão é fomentar uma cultura global voltada ao cuidado emocional. Por meio de ações como palestras, workshops e campanhas educativas, o Instituto busca promover relações humanas mais saudáveis e equilibradas.
No site oficial do Janeiro Branco (https://janeirobranco.org.br/), há materiais educativos e dicas práticas para auxiliar pessoas e empresas a criarem ambientes que priorizem o bem-estar emocional.
Ao adotar práticas consistentes e inovadoras para a saúde mental de seus empregados, Itaipu reafirma o papel das empresas no enfrentamento de desafios emocionais no ambiente de trabalho. Essa abordagem não apenas melhora a qualidade de vida, mas também fortalece a produtividade e a coesão das equipes, tornando-se um modelo a ser seguido por organizações de todos os setores.
“Cuidar da saúde mental não é uma ação pontual, mas um compromisso diário com o bem-estar de todos. Na Itaipu, nossa meta é transformar a convivência corporativa em um espaço de acolhimento e equilíbrio”, conclui Denise Peres.