Sábado, 05 de Abril de 2025
15°C 23°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Sebrae/PR é reconhecido com o Selo Sesi ODS 202 por impulsionar o turismo sustentável e governança local

Projeto em Foz do Iguaçu fortalece o turismo e promove práticas sustentáveis alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Por: João Livi
16/12/2024 às 11h56
Sebrae/PR é reconhecido com o Selo Sesi ODS 202 por impulsionar o turismo sustentável e governança local

O Sebrae/PR conquistou o Selo Sesi ODS 2024 pelo projeto “Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência”, uma iniciativa que conecta turismo, sustentabilidade e governança local. Desenvolvido em Foz do Iguaçu, o projeto se destaca ao fortalecer os territórios turísticos por meio de estratégias alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às diretrizes do Ministério do Turismo.

Parte da “Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes”, a ação reúne uma rede de agentes do setor para promover governança, incentivar o empreendedorismo e estimular a sustentabilidade. Entre os principais objetivos estão:

  • Formalização e crescimento de micro e pequenas empresas (MPEs);

  • Desenvolvimento de produtos turísticos de experiência;

  • Promoção de práticas de turismo sustentável;

  • Integração em associações e ecossistemas locais.

A consultora do Sebrae/PR, Maisa Silvestre, ressalta a visão estratégica da instituição em relação aos ODS:

“Nós não fazemos projetos para, depois de aplicados, pensar em quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável eles se encaixam – sempre pensamos nisso antes, já incluindo esses objetivos nos planos iniciais”. 

O foco no planejamento sustentável reflete o compromisso em monitorar os resultados e buscar melhorias contínuas.

Resultados visíveis

O projeto inclui capacitações voltadas aos empresários locais, com o objetivo de consolidar Foz do Iguaçu como Destino Turístico Inteligente. Segundo Maisa, o alinhamento com os ODS traz benefícios concretos para os negócios, a sociedade e o meio ambiente:

Continua após a publicidade
Anúncio

“Quando construímos a estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes, ela já foi idealizada alinhada à Agenda 2030 e aos ODS. Os resultados são percebidos na ponta: melhorias concretas para nossos clientes e um impacto real na sociedade”. 

No projeto, foram realizadas várias capacitações com empresários da região, a fim de impulsionar Foz do Iguaçu como Destino Turístico Inteligente.

 

Com apoio do Sebrae Nacional e parcerias como Itaipu Parquetec e Adetur Cataratas e Caminhos, a iniciativa foca nos ODS 8 (trabalho decente e crescimento econômico), 11 (cidades e comunidades sustentáveis), 16 (paz, justiça e instituições eficazes) e 17 (parcerias e meios de implementação).

O Selo Sesi ODS

O Selo Sesi ODS reconhece anualmente projetos que promovem impactos positivos nas esferas social, ambiental e econômica. Na edição de 2024, 363 organizações de 73 municípios paranaenses se inscreveram, demonstrando o crescente engajamento em prol da Agenda 2030.

A premiação deste ano ocorreu em 6 de dezembro e reforça o compromisso do Sebrae/PR como agente transformador em comunidades locais.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários