O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) firmaram, nesta quarta-feira (11), um acordo estratégico que promete transformar o acesso ao crédito para micro, pequenas e médias indústrias paranaenses. O termo de cooperação foi oficializado durante a última reunião do Conselho Temático de Micro, Pequena e Média Indústria de 2024, em um evento que simboliza um marco para o fortalecimento do setor industrial no estado.
A parceria, que faz parte da Jornada da Produtividade promovida pelo Senai Paraná, visa impulsionar a produtividade e a competitividade das indústrias em todos os segmentos. Além disso, promove a digitalização dos processos produtivos e oferece tratamento diferenciado para empresas participantes, incluindo:
Isenção de custos iniciais para análise de crédito;
Agilidade no processo de aprovação;
Linhas de crédito voltadas para inovação, energia, aquisição de equipamentos e expansão estrutural.
Tiago Tosato, superintendente de Controladoria e Crédito do BRDE, destacou o compromisso da instituição em promover desenvolvimento:
“Estamos comprometidos em apoiar a indústria paranaense, oferecendo não apenas soluções financeiras, mas também conhecimentos que podem transformar seus negócios. O BRDE tem a vocação de contribuir para a geração de emprego e renda, além de apoiar projetos de investimento que transformem a sociedade”.
A Jornada da Produtividade é uma iniciativa que integra consultorias especializadas, formação técnica e programas específicos voltados à automatização, digitalização e sustentabilidade dos processos industriais. Durante a assinatura do convênio, Edson Vasconcelos, presidente da Fiep, ressaltou a importância desse movimento:
“Nosso projeto da Jornada da Produtividade faz todo sentido em um Brasil que enfrenta desafios para compreender a relevância de aumentar a produtividade. Buscamos promover ganhos sem pressionar o mercado, gerando uma demanda sustentável que contribua para o crescimento do país”.
O acordo também chega em um momento estratégico, com o Governo do Paraná autorizando um aumento de capital social do BRDE em R$ 200 milhões, ampliando ainda mais a capacidade de apoio às indústrias locais. Dados recentes mostram que, entre janeiro e outubro, o setor de serviços no Paraná cresceu 4,1%, acima da média nacional, indicando o potencial do estado para liderar o crescimento econômico no país.
Empresas que aderirem ao programa poderão acessar condições diferenciadas de financiamento, beneficiando-se de taxas competitivas e suporte técnico para inovação, expansão e aquisição de tecnologias de ponta.