Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara de Vereadores de Marechal Cândido Rondon foi reconhecida como uma das mais transparentes do Paraná. De acordo com o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-TCE/PR), desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o Legislativo rondonense recebeu novamente a classificação “Diamante”, a mais alta concedida pela avaliação, com uma pontuação de 97,92% em 2024.
O índice "Diamante" é atribuído somente às instituições que atendem entre 95% e 100% dos rigorosos critérios estabelecidos pelo TCE-PR. Este resultado reforça o compromisso da Câmara com a responsabilidade e a transparência na gestão dos recursos públicos.
O desempenho da Câmara de Marechal Rondon superou o de legislativos de grandes municípios do Paraná, incluindo Curitiba (87%), Londrina (90,9%), Maringá (79,48%) e Cascavel (94,08%). Também ficou à frente de órgãos estaduais como o Tribunal de Justiça (78,44%), o Ministério Público (71,38%) e a Defensoria Pública (66,96%).
Essa conquista é ainda mais expressiva considerando que o método de avaliação do ITP-TCE/PR foi aprimorado em 2023, tornando-se mais exigente e abrangente.
O presidente da Câmara, vereador Vanderlei Sauer (Soldado Sauer), destacou o trabalho coletivo que garantiu a conquista:
“Nestes dois anos em que presidimos a Casa de Leis, alcançamos o nível ‘Diamante’. Estamos entre as melhores Câmaras do Paraná no que diz respeito à transparência. Isso demonstra nossa responsabilidade com o erário público. Agradeço aos colaboradores e vereadores que contribuíram para esse avanço".
Criado em 2018, o ITP-TCE/PR é uma ferramenta de avaliação que mede, com a colaboração da sociedade, o nível de transparência nos portais eletrônicos de órgãos públicos. A metodologia considera critérios como acesso a informações financeiras, orçamentárias, legislativas e administrativas.