O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas volumosas para este fim de semana em várias regiões do Brasil. As regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste devem se preparar para um aumento significativo nas precipitações, conforme o boletim divulgado em Brasília nesta sexta-feira (22).
O alerta se estende por uma vasta área, que inclui o Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia. Nessas regiões, é esperado um volume de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Além das áreas com maior intensidade de chuvas, outras regiões também serão afetadas por precipitações significativas. No Acre, Amazonas, sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins, Bahia, Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, as chuvas previstas variam entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que podem alcançar até 60 km/h.
Apesar do alerta, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas é considerado baixo para essas regiões. Contudo, a atenção deve ser redobrada, especialmente em áreas urbanas com maior vulnerabilidade a inundações.
A Meteorologia também alerta para a ocorrência de chuvas acumuladas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas áreas, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
Para a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, há uma tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado (23) e persista até terça-feira (26). Esse fenômeno poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.