Uma nova geração de estudantes concluiu, na última terça-feira (19), o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) em Marechal Cândido Rondon. A cerimônia, realizada no Auditório Ecos da Liberdade, reuniu cerca de 380 alunos do 5º ano de escolas municipais e colégios particulares, destacando-se como um marco na formação cidadã dos jovens participantes.
Os alunos, oriundos das escolas municipais Comandante Luiz Augusto de Morais Rego (Porto Mendes), Júlia Wanderley (Novo Horizonte), Floriano Peixoto (Iguiporã), Jean Piaget, Osvino Weirich, Waldomiro Liessen e 25 de Março, bem como dos colégios particulares Martin Luther e Rui Barbosa, participaram das atividades do programa durante o segundo semestre deste ano.
Como parte da cerimônia, foram premiados os autores das melhores redações sobre os aprendizados no Proerd. O destaque ficou para o aluno Samuel Henrique Schöninger, da Escola Júlia Wanderley, vencedor do 1º lugar geral. A aluna Júlia Vitória Spier Arnold, da Escola Waldomiro Liessen, conquistou o 2º lugar, enquanto que a aluna Maria Fernanda Mees, do Colégio Martin Luther, e a aluna Valquíria Schroder Christofoletti, do Colégio Rui Barbosa, obtiveram o 3º e o 4º lugares, respectivamente. Cada um recebeu uma bicicleta como prêmio, conforme havia sido definido previamente pelos coordenadores do Proerd.
O juramento da turma foi conduzido pela aluna Ayla Brandt Fenner, representando todos os formandos. Ela reforçou os valores de resistência às drogas e à violência promovidos pelo programa.
A cerimônia contou com a presença marcante de autoridades e entidades locais. Entre os participantes estavam o secretário municipal de Educação, Fernando Volpato, e o secretário de Mobilidade, coronel Welyngton Alves da Rosa, que representaram o prefeito Marcio Rauber; o presidente da Câmara Municipal, vereador Soldado Sauer, vice-prefeito eleito para o próximo mandato; e Adriano Backes, atual vereador e prefeito eleito para 2025-2028.
Também prestigiaram o evento a instrutora do Proerd, a policial militar Joselaine Oliveira, e representantes de importantes instituições, como a Polícia Militar, o Batalhão de Patrulha Escolar, o BPFron, o Corpo de Bombeiros, a Delegacia de Polícia Civil, o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), a Acimacar, a Sicredi Aliança PR/SP e a Loja Combate Max.
A cerimônia teve a apresentação da Banda Proerd, de Ponta Grossa, além do leão Daren, mascote do programa, reforçando o clima de alegria e celebração.
O Proerd, desde 2017 vem tendo seu papel transformador na educação preventiva no município, fortalecendo a parceria entre escolas, famílias e a comunidade na construção de valores sólidos. Em Marechal Cândido Rondon, o programa segue como uma iniciativa que envolve o poder público e as corporações militares, preparando os jovens para decisões conscientes e fortalecendo os laços entre as instituições de segurança pública e a sociedade.
Mín. 22° Máx. 30°