Uma parceria entre a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, o campus local da Unioeste e os pais ou responsáveis por pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), resultou na estruturação do GTEA-MCR (Grupo de Trabalho Voltado às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista).
Profissionais das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Lazer e de Cultura trabalham de forma integrada para promover ações coordenadas, além de construir uma rede de apoio voltada ao público.
Uma das primeiras ações do GTEA-MCR será o “Dia D da Pessoa com Autismo”, que acontecerá no dia 30 de novembro (sábado), das 14h às 17h, no salão do CTG e no restaurante alemão, no parque de exposições.
Na oportunidade, será promovido um cadastramento das pessoas com autismo, que visa reunir dados essenciais para orientar a implementação de políticas públicas voltadas para o TEA. Os resultados desse cadastramento permitirão a indicação de medidas que promovam o amparo assistencial e a criação de novos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, tecnologias de suporte, qualificação profissional, recursos adicionais e outras iniciativas fundamentais.
No “Dia D da Pessoa com Autismo”, além do cadastramento, ocorrerão uma tarde de atividades recreativas para as crianças com TEA e atividades voltadas para os pais e responsáveis. Trata-se de uma oportunidade para que as famílias se informem, participem de uma tarde agradável e se conectem com a comunidade.
Para realizar o cadastramento, os pais ou responsáveis deverão apresentar documentos pessoais, inclusive da pessoa com TEA e o laudo de TEA de um ou mais especialistas: pediatra, neurologista, psiquiatra, neuropsicólogo e neuropediatra. Não é preciso realizar inscrição ao evento, bastando apenas se dirigir ao local da ação.