Sábado, 23 de Novembro de 2024
22°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Geotecnologia de Cascavel agiliza atendimentos a desabrigados no Rio Grande do Sul

Sistema SigWeb e APP Geocidadão são usados para agilizar resposta no cadastro de moradores em programas do governo e na recuperação de áreas afetadas

Por: Assessoria
04/07/2024 às 06h40
Geotecnologia de Cascavel agiliza atendimentos a desabrigados no Rio Grande do Sul

Um sistema inovador de geotecnologia desenvolvido em Cascavel, no oeste do Paraná, está se destacando na assistência aos municípios do Rio Grande do Sul após a maior enchente da história registrada em maio. O SigWeb e o aplicativo Geocidadão, desenvolvidos pela CTMGEO, têm desempenhado um papel indispensável para agilizar o atendimento às famílias que ainda encontram-se desabrigadas, além de identificar as áreas que demandam reconstrução.

“Desenvolvido para mapear cidades, o SigWeb vem se mostrando extremamente eficaz em situações emergenciais como esta”, destaca André Sartori, diretor da CTMGEO, empresa de geotecnologia reconhecida nacionalmente pela excelência em engenharia de tecnologia da informação e soluções inovadoras em gestão urbana..

No Rio Grande do Sul, muitos dos municípios atingidos pela calamidade, como Eldorado do Sul, já contavam com o mapeamento. A implementação do sistema de informação geográfica permitiu que diversos órgãos municipais acessassem mapas precisos da cidade durante a enchente, facilitando a localização de áreas críticas e o resgate de pessoas isoladas na fase mais crítica. Agora, neste período de reconstrução, o município lançou um programa de acolhimento residencial para famílias desabrigadas, utilizando o Geocidadão para inscrições online, o que vem agilizando o acesso aos benefícios necessários.

“Estamos utilizando esse aplicativo para mapear os imóveis que se tornaram inabitáveis por conta da enchente. Cadastramos esses imóveis, a demanda no sistema, e os técnicos vão até o local para elaborar o laudo necessário. Esse laudo vai dar direito a acessar programas como o Acolhimento Residencial, Compra Assistida e Minha Casa Minha Vida", detalha Yvana Gomes, coordenadora de programas da Secretaria de Habitação de Eldorado do Sul.

Neste contexto, o aplicativo Geocidadão complementa o SigWeb ao facilitar a comunicação entre cidadãos e a administração pública. Utilizando processos eletrônicos georreferenciados, a plataforma permite a abertura, tramitação e acompanhamento de solicitações, o que torna a gestão municipal mais ágil e transparente.

“É gratificante saber que nossa iniciativa está sendo sinônimo de esperança na palma da mão de milhares de pessoas que esperam, o quanto antes, contar com um lar seguro novamente”, comenta Sartori.

Somente no município de Eldorado do Sul já foi possível cadastrar milhares de pessoas para o Programa Estadia Solidária, auxílio humanitário exclusivo para famílias que tiveram de sair de suas casas devido à calamidade pública e que precisam ficar provisoriamente em abrigos ou casas de amigos/familiares até retornarem a um lar definitivo. Além disso, foram registrados dezenas de pedidos para inclusão no Compra Assistida, do Governo Federal, que prevê auxílio para aquisição de nova moradia para aqueles que tiveram suas casas destruídas pela inundação.

Gestão inteligente
O SigWeb é um software elaborado para aprimorar a gestão municipal e integra diversas bases de dados georreferenciadas, permitindo uma compreensão abrangente da realidade urbana. Municípios gaúchos como Bom Princípio, Candelária, Canela, entre outros, também se beneficiam do georreferenciamento para identificar e solucionar demandas específicas.

De acordo com Sartori, o sistema é indispensável para o controle eficiente dos recursos municipais, atendendo às necessidades dos setores de planejamento urbano, meio ambiente e projetos sociais, oferecendo módulos personalizáveis essenciais para tomadas de decisão rápidas e precisas.

“E o aplicativo Geocidadão não apenas facilita a comunicação entre cidadãos e órgãos públicos, mas também permite a abertura, tramitação e acompanhamento de solicitações durante o ano todo, otimizando os processos municipais e garantindo maior transparência na administração pública”, finaliza.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários