Negócios Multimarcas chinesa
CAOA poderá ceder parque industrial para produção multimarcas chinesa no Brasil
Discussões em andamento podem transformar a unidade em um polo automotivo diversificado
25/10/2024 16h51
Por: João Livi Fonte: UOL
Foto: Divulgação/Caoa Chery

A fábrica da Caoa Chery em Jacareí, localizada no interior de São Paulo, está no centro de discussões que podem transformá-la na primeira produção multimarcas chinesa do Brasil. A planta, que desde 2022 está parada aguardando modernização, pode vir a produzir veículos das marcas Omoda Jaecoo, Chery e Changan. Essa possibilidade foi inicialmente comentada pelo arquiteto Flávio Vasques, conhecido por projetar concessionárias para diversas montadoras, durante uma live no Instagram.

Embora a Caoa tenha afirmado que “a informação não procede” e a Omoda Jaecoo esteja ainda avaliando as possibilidades para implantação de sua fábrica no Brasil, a perspectiva da utilização da unidade de Jacareí permanece. A fábrica, inaugurada em 2014 como a primeira unidade da Chery fora da China, operou até maio de 2022, quando foi fechada.

Negociações avançadas
Recentemente, a Omoda Jaecoo confirmou que está em negociações avançadas para utilizar a fábrica de Jacareí. Alex Wang, diretor da empresa no Brasil, indicou que as conversas com a Caoa estão próximas de um desfecho positivo. Além das marcas Omoda e Jaecoo, há especulações sobre a entrada da Changan no mercado brasileiro. Changan é uma das maiores montadoras da China e tem demonstrado interesse em expandir sua presença internacionalmente.

Potencial e desafios
Embora ainda não haja um plano concreto ou anúncio oficial sobre a instalação de uma fábrica ou operações específicas no Brasil, a movimentação das marcas subsidiárias pode abrir portas para uma futura operação multimarcas. A relação entre o Grupo Caoa e a Chery tem sido complexa. A empresa brasileira detém 51% das operações da Chery no Brasil desde 2018 e é responsável pela distribuição dos veículos produzidos sob a marca Caoa Chery. No entanto, a Chery busca introduzir suas novas marcas no Brasil de forma independente.

O futuro da fábrica de Jacareí depende dessas negociações e da capacidade de adaptação às demandas do mercado automotivo brasileiro. A possibilidade de transformar a planta em um polo de produção multimarcas representa um grande avanço para a indústria automotiva no país, aumentando a competitividade e oferecendo mais opções aos consumidores.