O governo federal anunciou nesta quarta-feira (3) o Plano Safra 2024/2025, destinado ao setor agropecuário brasileiro, com um valor recorde de R$ 400,59 bilhões. Este plano oferece diversas linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas voltadas para médios e grandes produtores, além de um plano específico para a agricultura familiar, com investimentos de R$ 85,7 bilhões.
Detalhes do Plano Safra
O Plano Safra tem vigência de um ano, começando em 1º de julho e terminando em junho do ano seguinte, e inclui:
Objetivos e incentivos
O plano visa fortalecer a produção agropecuária brasileira com ênfase em sistemas de produção sustentáveis. Inclui medidas como:
Participação do governo e entidades
O lançamento, realizado no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e diversos ministros, incluindo Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar). Durante a formulação do plano, foram ouvidas reivindicações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que incluíram demandas por mais recursos financiáveis e fortalecimento do seguro rural.
O plano também introduz uma nova estratégia nacional para aumentar a produção de arroz da agricultura familiar, com crédito, acompanhamento técnico e comercialização.
Com a promessa de juros menores em dez linhas de financiamento, o Plano Safra 2024/2025 representa um impulso significativo para o setor agrícola brasileiro, visando não apenas a produtividade, mas também a sustentabilidade ambiental.