Blogs e Colunas Angélica Weirich
A Importância da Oratória no Empreendedorismo
Influenciar e persuadir é essencial para atrair investidores, conquistar clientes e motivar a equipe de vendas
02/07/2024 19h47 Atualizada há 3 meses
Por: Assessoria

A Importância da Oratória no Empreendedorismo

No universo empreendedor, a oratória é um elemento essencial para o sucesso de seu negócio. E muito se engana quem pensa que Oratória é apenas a arte de falar com grandes plateias, mas sim, a arte de falar com qualquer tamanho de plateia ou público. Afinal de contas, em uma negociação de venda, por exemplo, com apenas um interlocutor, o sucesso pode ser decidido a partir das práticas de persuasão das técnicas de oratória.

Influência e Persuasão

No meio empresarial, influenciar e persuadir é essencial para atrair investidores, conquistar clientes e motivar a equipe de vendas. Um bom orador articula argumentos de forma convincente, destaca benefícios e responde a objeções com confiança. Contar histórias inspiradoras, conhecido como storytelling, pode ser o diferencial para fechar negócios.

O Poder do Storytelling

O storytelling é uma ferramenta poderosa para empreendedores. Contando histórias envolventes sobre a jornada da empresa e suas conquistas, é possível criar uma conexão emocional profunda com os clientes, transformando produtos em experiências significativas. Além disso, o storytelling torna a mensagem mais memorável e impactante, fortalecendo a marca e cativando o público.

Mas como chegar lá?

A prática da oratória e da comunicação eficiente são como músculos que precisam ser exercitados constantemente. Como comunicadora e palestrante, vejo o impacto transformador dessas habilidades na vida dos empreendedores. Tem uma frase que costumo dizer com frequência: "Gravado não vai, ao vivo sai". Ensaiar pode não ser perfeito, mas a emoção do ao vivo impulsiona a mensagem. Então, pratique e aperfeiçoe-se; com o tempo, sua comunicação se tornará uma poderosa ferramenta para o sucesso do seu negócio.

Ao longo das próximas semanas, embarque comigo neste universo apaixonante da comunicação! Até a próxima...

A responsabilidade por este artigo publicado é da autora.