Agronegócio Comfiabilidade
Copagril investe em programa de confiabilidade para aumentar a eficiência industrial
A busca pela excelência na produção industrial é uma meta constante da Copagril, e em 2023 a cooperativa deu um passo significativo nessa direção com a implementação do programa de Manutenção Centrado na Confiabilidade (MCC) nas indústrias
02/07/2024 09h53
Por: João Livi

No ano de 2023 a Copagril implantou um programa e ações de confiabilidade no seu parque industrial, visando diminuir custos com a manutenção de máquinas e equipamentos, em parceria com o Sescoop Paraná. Valmir Adams, Superintendente Industrial da Copagril, explica que o programa foi criado com o objetivo de melhorar os indicadores de produção.
"Em 2022, tivemos um resultado baixo em nossa esmagadora de soja, alcançando apenas 153.524 mil toneladas de soja esmagada, o que perfazia uma média mensal de 12.793 mil toneladas. Necessitávamos trazer melhores resultados com custo baixo e optamos em buscar  soluções com inovação e tecnologia 4.0 em nossas operações. Decidiu-se que o projeto piloto do PMCC Copagril fosse testado primeiramente nesta unidade industrial pela maior oportunidade de melhoria”, destacou o superintendente.
Como resultado dos investimentos feitos e com a implantação do PMCC em 2023 no respectivo mês de abril,  já melhorou na produção anual; Passamos logo a alcançar o esmagamento de 211.273 toneladas de soja ao ano, com uma média mensal de 19.206 toneladas por mês, uma melhora de 50 por cento na média mensal de produção, devido a redução de quebras das máquinas e perdas não programadas de equipamentos”, comemorou o superintendente industrial.
O resultado financeiro da operação de esmagamento de soja  no ano passado virou a roda e o resultado financeiro do setor passou a ser positivo. Do piloto inicial realizado, em 2024, o programa está agora sendo implementado nas fábricas de rações 1 e 2, sempre com a parceria do Sescoop.

Confiabilidade
O programa de confiabilidade, inspirado nos métodos utilizados na manutenção de aeronaves, está sendo desenvolvido em parceria com a empresa Transparência 1000, especializada em consultoria e implementação de processos de confiabilidade. Marc de Moraes Silva, engenheiro mecânico da Transparência 1000, vem mostrando aos funcionários da Copagril a importância dessa cultura de manutenção, trazida de grandes multinacionais do setor agro, como envolve mudança de cultura é uma mudança lenta de longo prazo que tem como objetivo aumentar volumes de produção e baixar custo de manutenção (R$/ton), trazendo ferramentas com em treinamentos mensais com equipes de Lideranças, manutenção e operacionais e implementação de mudanças de cultura de manutenções de ativos, não mais sendo feitos de forma corretiva (depois de quebrar) e sim de forma preditiva (antes da quebra), destacando o pioneirismo da Copagril em adotá-la.

Setor específico
Kelvin Borth, Gerente de Manutenção Industrial, destaca a criação de um setor específico de confiabilidade, responsável por garantir que os equipamentos estejam sempre em pleno funcionamento para garantir a máxima capacidade de produção. Isso é crucial, como explica Marc, pois as quebras de equipamentos representam não apenas perdas de produção, mas também custos adicionais com reposição emergencial e perda de vapor em caldeiras.
Os resultados do programa já são visíveis. Valmir ressalta que a capacidade efetiva da indústria de esmagamento de soja aumentou para 1.200 toneladas por dia após um retrofit realizado em 2023. “Recentemente, a produção efetiva atingiu 1.158 toneladas de soja esmagada em um único dia, mostrando o impacto positivo das medidas de confiabilidade”, destacou.

Eficiência
Além dos ganhos de eficiência, o programa de confiabilidade trouxe segurança para a diretoria da Copagril, que aprovou um investimento de 50 milhões de reais para a ampliação da indústria, incluindo melhorias em equipamentos, estruturas e infraestrutura.
Com a expertise da Transparência 1000 e o compromisso da Copagril em buscar constantemente a excelência, o programa de confiabilidade promete continuar impulsionando a eficiência e a competitividade da cooperativa no mercado agroindustrial.