No atual cenário econômico, a busca por fontes adicionais de renda tem se tornado uma realidade para muitas famílias. E nesse contexto, as mulheres têm se destacado como empreendedoras, encontrando oportunidades para transformar suas paixões em negócios lucrativos. Uma das áreas mais promissoras e atrativas é a produção de bolos, guloseimas e decorações de eventos, que conquistaram um mercado valorizado e em constante crescimento. Segundo dados do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o empreendedorismo feminino tem crescido significativamente nos últimos anos. No Brasil, as mulheres já representam mais de 50% dos novos empreendedores, e muitas delas optam por iniciar negócios no ramo da alimentação, especialmente na produção de doces e bolos.
Muitas mulheres têm encontrado exatamente na produção de bolos e guloseimas uma maneira de colocar em prática sua criatividade e habilidades culinárias, ao mesmo tempo em que geram uma renda extra para suas famílias. A possibilidade de trabalhar em casa, com horários flexíveis, torna essa atividade ainda mais atrativa para aquelas que desejam conciliar a vida profissional com os cuidados da casa e da família.
Estratégias para o sucesso: dicas e orientações para iniciar seu negócio
Para estas mulheres visionárias, em Marechal Cândido Rondon existe uma loja que está presente para ajudá-las a alcançar seus sonhos. “A Deroma conta com uma gama enorme de produtos, facilitando assim as mulheres que queiram uma renda extra a encontrarem tudo o que precisam e alcançar o sucesso no mundo dos negócios”, afirma a sócia-proprietária da empresa, Priscila Iastrombeck Hoffmeister. “Em nossa loja as clientes vão encontrar artigos para festas, condimentos e produtos para confeitaria, sorveteria e doces, entre tantos outros, até as embalagens necessárias”, salienta a sócia Eliza Isatrombeck. E tem disponível tudo o que realmente as mulheres precisam para produzir algo rentável e com qualidade.
Sucesso na cozinha: histórias inspiradoras de mulheres empreendedoras
Mulheres empreendedoras que quiserem partir para a produção de lanches e sobremesas, por exemplo, vão se deparar com uma seção de confeitaria que vai desde o chantilly até as embalagens, produtos decorativos. “Para a mulher que deseja, por exemplo, fazer um docinho, contamos com o leite condensado, confetes, forminhas, kits decorativos para encantar o cliente na hora da venda”, ressalta Priscila. E o que tem nas prateleiras da loja são produtos de qualidade. “Buscamos um público mais seletivo, mas também, oferecemos produtos bons com preços mais acessíveis. Estimulamos que a mulher ao fazer um produto para a venda ofereça o melhor possível, para que continue prosperando no mercado”, pontua Eliza.
E aquelas mulheres que têm pouco tempo, também podem contar com a ajuda da entrega rápida que a Deroma possui. Segundo Priscila, a Deroma facilita o trabalho das mulheres, mantendo entregadores próprios que irão levar os produtos até as casas das clientes, deixando mais fácil e prático a vida da mulher, pois é sabido que a vida delas é muito corrida. Também, cita ela, a Deroma mantém um setor de televendas pelo WhatsApp que facilita, com destaque que as clientes podem solicitar fotos dos produtos que queiram comprar e até mesmo receber dicas para o uso de determinados produtos. “E o melhor, a mulher escolhe no conforto de sua casa”, diz.
Empreendedorismo feminino: transformando talentos em negócios
Falar das vantagens competitivas que a Deroma oferece é algo fácil. E todo o benefício são feitos para que as mulheres possam trabalhar de maneira digna. Eliza diz que a equipe de compras da Deroma procura selecionar sempre os melhores fornecedores. “Na hora da nossa compra, sempre priorizamos a qualidade dos produtos, por exemplo, marmita, trabalhamos há anos com a marca Fibraform (que é líder no mercado) e com outras para quem busca um preço menor mais acessível. Ainda que produtos mais em conta existam em nossas prateleiras, jamais vamos abrir mão dos produtos serem de alta qualidade. Pois sabemos que mesmo sendo um valor maior depois que o cliente usa e gosta, nunca mais quer outro”, destaca.
Para aquelas que estão pensando em iniciar um negócio na área de bolos e guloseimas, as especialistas compartilham algumas dicas valiosas. Desde a importância de investir em ingredientes de qualidade até a criação de um bom plano de negócios e estratégias de marketing, essas orientações podem ajudar as empreendedoras a alcançar o sucesso em seu empreendimento.
Tem cursos à vista
E não é apenas com a venda de produtos que a Deroma está preocupada em servir seu público. Em breve, a empresa oferecerá capacitação online para quem quiser aprender novas técnicas de produção. “Estamos com um projeto de capacitação online, com cursos, dicas, aperfeiçoamento no ramo culinário. Como preparar uma massa para bolo, como fazer a produção de ovos de Páscoa, como calcular o preço de venda”, cita Eliza.
Para a Deroma, ser a empresa parceira das mulheres empreendedoras é motivo de muito orgulho. “Trazemos produtos indicados por essas mulheres empreendedoras, trazendo produtos com preços que caibam no seu ramo, trazendo novidades de grandes centros para as nossas confeiteiras. Somos muito gratos e felizes em poder dizer que temos muitas mulheres de sucesso que contam com nossos produtos e atendimento, para que isso seja possível. Tanto no ramo de confeitaria, festas, lanchonetes, sorveterias. Podemos dizer que somos muito orgulhosas delas”, afirmou Eliza.
O Futuro do Empreendedorismo Feminino
E se o assunto é futuro, as clientes podem ter a certeza de que a Deroma vai estar cada vez mais presente na vida delas. “Sempre vamos buscar entregar para elas os melhores produtos do mercado, vamos sempre a feiras buscar conhecimento e tecnologia para trazer a nossa cidade. E temos ainda muitos projetos de expansão pensando sempre em nossos clientes, em nossas empreendedoras”, conclui Priscila.