Cidades Eleições 2024
Não atualizado no TSE: Vaga para 13º vereador em Marechal Cândido Rondon segue com Fabio Fockink
Tribunal ainda não atualizou status final dos candidatos eleitos, enquanto recurso da Federação Brasil da Esperança aguarda desfecho
10/10/2024 09h34 Atualizada há 1 mês
Por: João Livi Fonte: TSE
Fernando Nègre

 

Fábio Fockink

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ainda não atualizou a situação final dos candidatos a vereador eleitos em Marechal Cândido Rondon. Na página oficial do TSE, a candidatura de Fernando César Silva do Nascimento, da Federação Brasil da Esperança (FE BRASIL), composta por PCdoB, PT e PV, continua com o status “Anulado sub júdice”, assim como todos os candidatos desta coligação. Esse status impede que Fernando obtenha quociente eleitoral para uma das vagas de vereador, enquanto o candidato Fabio Fockink, do Partido Liberal, aparece ocupando a 13ª vaga como “eleito por média”.

 

A Federação Brasil da Esperança recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e teve a decisão favorável, permitindo a participação de seus candidatos no pleito. O impasse surgiu quando a Vara Eleitoral de Marechal Cândido Rondon entendeu que um dos partidos da coligação não havia participado da convenção formal necessária para validar as candidaturas. Contudo, o TRE revisou essa decisão e autorizou a Federação a seguir na disputa.

O TSE tem até a data da diplomação para confirmar oficialmente quem são os vereadores eleitos e suplentes para o quadriênio 2025-2028. Líderes da Federação Brasil da Esperança afirmam que, caso não haja novas reviravoltas, Fernando Nègre deverá ser confirmado como o 13º vereador eleito nas eleições de 2024.