Eventos Feira empreendedor
Sustentabilidade guia tendências durante a Feira do Empreendedor
Iniciativas inspiram o desenvolvimento econômico, a inovação e o empreendedorismo responsável
28/09/2024 08h29
Por: João Livi Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae Paraná
Flávia Feliz destacou como as práticas ESG têm sido importantes para a percepção da nossa interdependência em relação à natureza e ao meio ambiente. Foto: Inove

Comprometida com a sustentabilidade, a Feira do Empreendedor do Sebrae/PR se caracteriza como um catalisador para o desenvolvimento econômico sustentável, inspirando inovação e o empreendedorismo responsável. Mais do que isso, valorizando o progresso econômico, a equidade social e a preservação ambiental durante o evento, que acontece entre os dias 26 a 29 de setembro, em Curitiba, no Viasoft Experience.

Ao longo da Feira, é possível identificar diversas práticas voltadas ao ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança. Entre elas, o plano de sustentabilidade do evento engloba iniciativas como: gestão de resíduos, resíduos orgânicos, copos biodegradáveis, compromisso com lixo zero, gestão de carbono e acessibilidade.

 


Ao longo da Feira, é possível identificar diversas práticas voltadas ao ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança. Foto: Inove

“Um dos principais pontos que focamos é a questão dos resíduos, um dos vilões da sustentabilidade. Por isso, capacitamos todos os food trucks participantes da Feira para que houvesse essa gestão dos resíduos. Além disso, diversos materiais como os crachás foram feitos com materiais recicláveis”, comenta o consultor do Sebrae/PR, Joelson Carvalho Jorge.

Os expositores também receberam orientações para adotar práticas responsáveis, e foram confeccionadas 200 bolsas reutilizáveis que são usadas como guarda-volumes. Os resíduos gerados estão sendo pesados e segregados em lixeiras específicas para lixo comum e reciclável. Outros espaços, como a área de games e os espaços Sebrae e de negócios, foram pensados também para assegurar que essas práticas estejam incorporadas.

Na praça de alimentação, a sustentabilidade também está presente. Lá os materiais recicláveis são priorizados, com a substituição de pratos de isopor por opções de papel. Para garantir que todos estejam alinhados com essas diretrizes, um manual foi enviado aos fornecedores e expositores, explicando as práticas sustentáveis que deveriam ser adotadas.

 

Impacto Social

Palestrante nesta sexta-feira (27), Flávia Feliz, cofundadora da We.Flow, falou sobre impacto positivo e propósito. Ela destacou como as práticas ESG têm sido importantes para a percepção da nossa interdependência em relação à natureza e ao meio ambiente.

“Todos esses movimentos de ESG apontam para uma única direção: como as organizações podem ser um vetor de mudança para esse novo lugar aonde queremos ir. Como podemos ir de um estágio de degeneração para um lugar regenerativo, tendo assim um mundo mais saudável para nós e para as próximas gerações. Eu sempre digo que independentemente de ações pequenas ou grandes, precisamos sempre começar por algo”, enfatiza Flávia.
Transformação na prática

Beatriz Deneka, que é especialista em sustentabilidade e auxilia nas ações durante a Feira, pontua que um dos objetivos foi incluir iniciativas sustentáveis em todas as frentes.

“Buscamos fazer com que a sustentabilidade estivesse presente em todos os espaços, que fosse algo cultural da Feira, mostrando que adotar práticas sustentáveis está ao alcance de todos nós. Um dos exemplos são os resíduos orgânicos, que estão sendo transformados em adubo, para ser entregue aos participantes aqui na Feira. É uma forma das pessoas verem essa transformação na prática”, pontua Beatriz.

Resíduos orgânicos têm sido transformados em adubo e distribuídos durante a Feira. Foto: Inove

 


Emissão de gases

Após a realização da Feira do Empreendedor, será feito um inventário das emissões de gases gerados durante o evento, considerando o uso de energia elétrica. Para compensar essas emissões, o Sebrae/PR pretende comprar créditos de carbono, buscando atingir um impacto de carbono zero.

“Nosso intuito é que as ações idealizadas sirvam de exemplo e inspiração para aquelas pessoas e empreendedores que visitam o evento e notam as boas práticas ambientais que aqui estamos promovendo”, conclui Joelson.

 

Compromisso e metas

Entre os compromissos e metas da Feira do Empreendedor até 2030, está o fomento a um ecossistema de negócios que valoriza a integração harmoniosa entre progresso econômico, equidade social e preservação ambiental, contribuindo assim para um futuro próspero e sustentável para todos.