Cidades M. C. Rondon
Solidariedade e associativismo
Comunidade em ação: Unidos por um futuro melhor
28/09/2024 08h14
Por: João Livi
Jullian Stülp é engenheiro agrônomo e empresário. Foto: João Livi

Desde a fundação de Marechal Cândido Rondon, a solidariedade tem sido um pilar fundamental da comunidade. Essa característica é destacada por Jullian Stülp, engenheiro agrônomo e empresário desde 2015, especialmente em relação ao setor agrícola do município

 

Ajuda mútua

Jullian destaca que a solidariedade é uma marca registrada dos rondonenses, uma herança das primeiras famílias que aqui se estabeleceram. "O povo de Marechal Cândido Rondon é solidário. Se pensarmos que o início do nosso município foi através da ajuda mútua entre famílias, necessariamente somos solidários. E a nossa característica ordeira é proveniente disso”, afirma.

 

Associativismo no setor agro

A solidariedade é ainda mais evidente no setor agropecuário, onde a tradição de ajuda mútua se entrelaça com fortes laços culturais de associativismo e trabalho conjunto. "No nosso município, diversas são as comunidades que realizam trabalhos unificados de excelência," explica Jullian. Cada comunidade possui suas próprias associações de moradores, que administram desde equipamentos e implementos até redes de água e demandas locais. "É comum observar o envolvimento de grande parte dos moradores em atividades comunitárias”, acrescenta.

 

Liderança em associações

Jullian Stülp também tem um histórico de liderança em associações. Ele foi presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Marechal Cândido Rondon  por dois mandatos, onde buscou aumentar a representatividade social da categoria dos engenheiros agrônomos. "Toda categoria só consegue maior relevância política e social a partir do envolvimento de forças, que é a finalidade da associação. Nela, proporcionamos a difusão do conhecimento entre os profissionais e destacamos a importância do engenheiro agrônomo no meio em que vivemos”, explica.

 

Continuidade e futuro

Atualmente, a associação que Jullian presidiu está sob a liderança do engenheiro Ademir Syperreck, que continua a trabalhar pelos anseios de representatividade social e defesa da categoria. "A entidade continua com seus anseios de representatividade social e defesa da categoria," conclui Jullian, demonstrando confiança na continuidade dos trabalhos iniciados.