Educação Coopermundo Sicoob
Fundada a Cooperativa Mirim Coopermundo em Quatro Pontes
Fomentando valores de cooperação e empreendedorismo entre as crianças
27/09/2024 09h28 Atualizada há 2 meses
Por: João Livi
Fundadores da Cooperativa Mirin Coopermundo. Fotos: João LiviDona Leopoldina, em Quatro Pontes

Na noite de 26 de setembro, às 19 horas, o Centro Cultural de Quatro Pontes aconteceu a Assembleia de Constituição da Cooperativa Mirim Coopermundo Dona Leopoldina, uma iniciativa da Sicoob Confiança com o propósito de  impactar positivamente a educação e a formação cidadã das crianças do município.

 

A bandeira da Cooperativa Mirin Coopermundo Dona Leopoldina.

 

Abertura do evento

O evento começou com palavras de acolhimento. O presidente da Subcomissão Provisória, Kaique Gomes Centurião, saudou as autoridades presentes, incluindo a presidente e a vice-presidente da Cooperativa Mirim Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon, respectivamente Raul Ferraz e Ana Sofria, além da secretária de Educação, Renite Maria Rohden, que representou o Poder Municipal. “É uma alegria imensa estarmos aqui, formando a mesa dos trabalhos desta Assembleia",  destacou Kaique, estabelecendo o tom positivo do encontro.

Após uma oração conduzida por Allan Roscamp, o evento prosseguiu com o Hino Nacional Brasileiro, unindo todos os presentes em um momento de patriotismo. A orientadora Kelly foi convidada a contextualizar a importância da Cooperativa Mirim, ressaltando que a Assembleia não era um ato isolado, mas sim o resultado de um processo de capacitação e comprometimento dos sócios fundadores.

“Os sócios fundadores aqui presentes participaram de várias capacitações para compreender suas responsabilidades e o papel fundamental que desempenharão",  explicou Kelly.

 

Votação do estatuto social

O secretário da Subcomissão, Gustavo de Oliveira Gomes, leu o edital de convocação, que incluiu a aprovação do Estatuto Social da cooperativa e a eleição dos membros da diretoria. O Estatuto foi aprovado por unanimidade, um marco importante para a fundação da Coopermundo. “Uma salva de palmas para a aprovação do nosso Estatuto Social",  exclamou Kaique.

 

Eleição da diretoria

Com a votação da Diretoria e do Conselho Fiscal, a assembleia contou com a apresentação dos candidatos, que foram eleitos pelos presentes. A diretoria ficou assim composta:
Presidente: Cecília Regina Ronelli;
Vice-Presidente: Ana Flávia Hippler Cardoso;
Secretária: Loriny Camilly Reis Figueiredo;
Vice-Secretário: Arthur Junges Brandão;
Tesoureiro: Yasmin Gabrielly Hoesel Rocha;
Vice-Tesoureiro: Isadora Raquel Birkheuer;
Assessoria de Marketing: Pietro Wutzke Fernandes.

Conselho fiscal efetivo:

Vogal: 

 

O gerente da agência Sicoob em Quatro Pontes, Márcio Orlechice

Desenvolvendo habilidades

O gerente da agência Sicoob em Quatro Pontes, Márcio Orlechice, também se manifestou, expressando sua satisfação em ver o projeto se concretizar. “Estamos aqui para apoiar o desenvolvimento de habilidades que vão além do empreendedorismo. Essa cooperativa é uma oportunidade para que vocês aprendam a importância da colaboração e do trabalho em equipe",  ressaltou Márcio, incentivando as crianças a aproveitarem ao máximo essa experiência.

 

Hugo Ferraz, Diretor Superintendente da Sicoob Confiança

Hugo Ferraz, Diretor Superintendente da Sicoob Confiança, também fez questão de compartilhar suas perspectivas. “Este é um momento crucial para a formação de cidadãos conscientes e engajados. O cooperativismo ensina valores fundamentais como solidariedade e responsabilidade. Estamos comprometidos em fornecer o suporte necessário para que a Coopermundo cresça e floresça",  enfatizou Hugo, reforçando o papel da cooperativa na construção de um futuro mais sustentável e justo. Hugo destacou que esta é a segunda cooperativa do gênero que a Sicoob confiança traz para sua área de atuação (A Cooperativa Mirim Martin Luther foi a primeira) e que há estudos para implantação também em outros municípios, inclusive no Rio Grande do Sul.

Gainor Sabka, presidente do Conselho de Administração

 

Já Gainor Sabka, presidente do Conselho de Administração, enfatizou a importância da Cooperativa Mirim Coopermundo como uma oportunidade de formação para as crianças. Ele destacou que a cooperativa não é apenas um espaço de aprendizado sobre cooperativismo, mas também uma chance de desenvolver habilidades de cidadania e responsabilidade social. Além disso, ele incentivou as crianças a sonhar grande, ressaltando que o sucesso depende dos sonhos e da colaboração, e reafirmou o compromisso do Sicoob em apoiar o crescimento e desenvolvimento dos jovens cooperadores.

 

Objetos de aprendizagem

Ana Flávia Ribeiro Clarioso, vice-presidente da cooperativa, apresentou o objeto de aprendizagem: a produção de sabonete artesanal. “Nosso foco não é o lucro, mas a aprendizagem e a produção cooperativa",  destacou Ana, enfatizando a importância da sustentabilidade e da educação ambiental na prática cooperativista.

 

Discurso da presidente eleita

Cecília Regina Tonelli, a presidente eleita da Coopermundo, expressou sua alegria em fazer parte dessa nova jornada. “Cooperativismo é sobre trabalhar em equipe e ajudar uns aos outros. Nossa cooperativa é um espaço onde todos têm voz",  afirmou, convidando todos a se unirem em ações sociais que beneficiem a comunidade.



Plantando uma sementinha

A assembleia foi encerrada pela presidente Cecília, que agradeceu a todos os presentes e convidou para um coquetel, celebrando o início da Cooperativa Mirim Coopermundo. “Estamos plantando a sementinha para que essas crianças se tornem pessoas melhores no futuro",  afirmou, ressaltando o compromisso do Sicoob em promover educação financeira e cooperativismo em Quatro Pontes e além.