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Turismo no Paraná: novos Investimentos impulsionam setor
Infraestrutura e atrações renovadas estão movimentando novamente o setor turístico
19/09/2024 13h27
Por: João Livi Fonte: Agência Estadual de Notícias
Praia de Santa Rosa, em Porto Rico, na costa do Rio Paraná, região noroeste do estado. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

 

O turismo no Paraná está passando por uma transformação significativa. Com uma série de ações tanto do setor público quanto do privado, o estado está se reposicionando como um destino turístico de destaque. Após a paralisação causada pela pandemia, o Paraná não apenas acompanhou a retomada global, mas também implementou estratégias inovadoras para fortalecer o setor. Novas atrações estão sendo desenvolvidas em todas as regiões, abrangendo desde atividades culturais até opções de lazer, além de investimentos substanciais em infraestrutura e concessões de serviços.

Diversidade geográfica 

A diversidade geográfica do Paraná, que inclui praias, montanhas e cidades históricas, tem sido um ponto central para esses novos projetos. Essa variedade atrai turistas internacionais, de outros estados e os próprios paranaenses, incentivando a exploração das belezas naturais do estado. Nos últimos cinco anos, o Paraná investiu R$ 73,86 milhões no turismo, com quase 79% desse valor (R$ 58,1 milhões) sendo aplicado nos últimos dois anos.

Resultados  

O secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, destaca os resultados positivos dos esforços conjuntos entre o poder público e a iniciativa privada. “Em um ano, o turismo paranaense participou de 11 eventos internacionais, 19 nacionais, 18 capacitações de agentes de viagens, promovemos ou participamos de 14 rodadas de negócios, levamos as empresas conosco nos eventos para network e concretização de vendas. Algo que nunca tinha sido realizado”, comenta Nunes.

Estratégias e infraestrutura

Nunes também enfatiza a importância de atuar em várias frentes para promover o turismo. “O turismo é um lugar, uma história bem contada, um serviço bem prestado e uma infraestrutura. Precisamos mostrar ao país e ao mundo o que temos aqui, transformar a beleza natural, a gastronomia, a cultura, turismo religioso, aventura e natureza em produtos turísticos. Depois, investir em infraestrutura e ajudar a cadeia turística do estado a aprimorar o atendimento e receber os turistas com cada vez mais qualidade”, explica.

Crescimento pós-pandemia

João Alceu Rigon, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Paraná, observa que o turismo no estado “decolou” no pós-pandemia, especialmente em 2023 e 2024. “Depois da pandemia, muitos países adotaram políticas para facilitar o turismo, e o governo do Paraná seguiu esse modelo. Os investimentos realizados refletem no turismo interno e fazem com que todo o setor seja aquecido, além de estimular os empresários a seguirem crescendo e investindo”, comenta Rigon.

Aumento  de turistas

O Paraná foi o quarto estado que mais recebeu turistas estrangeiros no primeiro semestre de 2024, com 507.560 visitantes, um aumento de 25,79% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) mostram que o Paraná ficou atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Preferências dos paranaenses

Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo revelou que 86,3% dos paranaenses pretendem viajar dentro do próprio estado até o final de 2024. A maioria (46,3%) planeja visitar o Interior, 40,3% o Litoral e 13,4% a Capital. Esses dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo e Percepções da População do Paraná sobre o Turismo.

Principais obras e atrações recentes

Confira algumas das principais obras e atrações que têm movimentado o turismo nos últimos anos: