Cidades M. C. Rondon
Solidariedade e cultura
Comunidade em ação: Unidos por um futuro melhor
16/09/2024 08h50
Por: João Livi
Edir Prass é contador e há muitos anos se dedica à cultura da música instrumental. Foto: Arquivo Pessoal

Para o contador e musicista Edir Prass, a solidariedade é uma característica marcante dos habitantes de Marechal Cândido Rondon. "Eu vejo que as pessoas de Marechal Rondon são bastante solidárias”, afirma. Ele destaca a participação ativa da comunidade em campanhas de ajuda aos mais necessitados e em diversas iniciativas locais. "Elas participam de campanhas, ajudam os mais necessitados, participam de cooperativas, clubes e associações. As pessoas daqui ajudam o próximo, sim”, observa Edir, ressaltando o espírito colaborativo dos rondonenses.

 

Dedicação à música e à cultura

Edir tem uma longa trajetória na orquestra municipal, tendo ingressado em 1986. "Eu participo da orquestra desde 1986, incentivado pelos pais e tios,” conta. A música é uma tradição de família para Edir, cujos avô, pai e tios foram fundadores da orquestra. "A família sempre foi muito da cultura”, diz.

 

Relevância

A orquestra municipal, para Edir, é uma instituição cultural de grande importância para Marechal Cândido Rondon. "Eu vejo a orquestra como uma instituição que procura preservar a música instrumental, a música de boa qualidade, e que procura mostrar isso em suas apresentações”, explica. A orquestra não apenas preserva a tradição musical, mas também encanta a comunidade com suas performances, contribuindo significativamente para a vida cultural do município. "A música de boa qualidade e a solidariedade andam de mãos dadas, fortalecendo a comunidade e enriquecendo nossas vidas”, conclui.