Turismo Gastronomia
Prato típico do Paraná será destaque em maior feira de turismo de Portugal
Barreado com selo de Indicação Geográfica será servido a 1,2 mil pessoas na BTL, em Lisboa
16/02/2026 10h21
Por: João Livi Fonte: Assessoria
Divulgação)

O sabor tradicional do Litoral do Paraná vai cruzar o oceano e ganhar vitrine internacional. O Barreado do Litoral do Paraná será apresentado na 36ª edição da Better Tourism Lisbon Travel Market - BTL, maior feira de turismo de Portugal e uma das principais da Europa, que acontece de 25 de fevereiro a 1º de março de 2026, em Lisboa.

O prato será levado pelo cozinheiro e comunicador Rui Morschel, embaixador das Indicações Geográficas no Brasil, convidado para representar o Estado no estande do Viaje Paraná, órgão de promoção vinculado à Secretaria do Turismo do Paraná.

Continua após a publicidade

1,2 mil porções ao público europeu

Durante os cinco dias de evento, serão servidas aproximadamente 1,2 mil porções do prato típico, com média de 250 porções diárias. Para a produção, a equipe utilizará cerca de 100 quilos de ingredientes, sendo 70 quilos de carne bovina, 20 quilos de cebola e 10 quilos de temperos e complementos.

O preparo será diário, com aproximadamente 20 quilos produzidos por dia, garantindo que o barreado seja servido fresco, preservando aroma, textura e sabor.

A participação ocorre por meio da ARSIMER - Associação dos Restaurantes e Similares de Morretes e Região, entidade que representa oficialmente o serviço do prato na feira.

Produto com selo de Indicação Geográfica

O Barreado do Litoral do Paraná recebeu, em dezembro de 2022, o selo de Indicação Geográfica na modalidade Indicação de Procedência. A área reconhecida abrange os municípios de Antonina, Morretes e Paranaguá, assegurando a tradição de mais de 200 anos de preparo com cozimento lento em panela de barro.

Rui Morschel é embaixador oficial da Associação Brasileira das Indicações Geográficas e ganhou projeção nacional após participação no MasterChef Amadores. Desde então, passou a atuar na valorização de produtos com certificação de origem, promovendo territórios e identidades regionais.

“Além de ser uma IG paranaense, o barreado é um prato típico brasileiro. Servi-lo na Europa é levar a gastronomia brasileira com identidade, história e reconhecimento oficial. Estamos apresentando um produto protegido por Indicação Geográfica, algo muito valorizado pelos europeus. Ser o representante do meu estado, do meu país e dos nossos produtos locais é um dos pontos altos da minha carreira”, afirmou.

Do Litoral ao mercado europeu

Na feira, o prato será servido diretamente da tradicional panela de barro, acompanhado de farinha de mandioca e banana, em embalagens biodegradáveis, alinhadas ao posicionamento do Paraná como referência em sustentabilidade.

O transporte e manutenção da temperatura seguem técnica específica de acondicionamento em caixas térmicas, garantindo que o barreado permaneça aquecido e com a textura ideal durante toda a programação.

A expectativa é apresentar o Paraná ao público europeu também pelos sabores. Segundo o cozinheiro, a combinação de carne bovina com banana costuma surpreender. O cominho, tempero característico da receita, também chama a atenção dos estrangeiros.

Barreado do Litoral do Paraná será servido na maior feira de turismo de Portugal, preparado pelo cozinheiro e comunicador Rui Morschel. (Foto: