O verão de 2026 será marcado por esporte, cultura e integração regional nos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em parceria com a Itaipu Binacional, confirmou a realização do Verão Itaipu Mais que Energia, projeto que levará uma série de atividades esportivas e culturais a 16 municípios entre os dias 21 de fevereiro e 29 de março.
A iniciativa dá continuidade ao modelo já consolidado do antigo Mais Verão ao Lago de Itaipu, realizado pela última vez em 2024, e integra o convênio do programa Esporte e Cultura Itaipu Mais que Energia. A proposta é ampliar o acesso ao lazer, incentivar a prática esportiva e fortalecer o vínculo da população com os espaços públicos e naturais da região.
De acordo com a diretora técnica do Conselho dos Lindeiros, Sandra Finkler, o projeto começou a ser estruturado ainda em 2025, em diálogo direto com a Itaipu Binacional e com as administrações municipais.
“As datas e modalidades foram definidas de forma conjunta, respeitando os calendários locais e compromissos já existentes com o Governo do Estado e outras entidades. A ideia é promover ações sincronizadas, envolvendo cerca de três municípios por final de semana”, explicou.
O formato itinerante permitirá que os moradores participem de atividades em diferentes cidades, estimulando a integração regional e o aproveitamento pleno do período de verão.
Para a Itaipu Binacional, o projeto está diretamente alinhado à estratégia de desenvolvimento sustentável do território. Segundo o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, o Verão Itaipu Mais que Energia valoriza o patrimônio ambiental da região.
“O esporte e a cultura caminham juntos com a preservação ambiental. As praias do Lago de Itaipu têm excelente balneabilidade e proporcionam qualidade de vida às comunidades. Esse projeto transforma esse potencial em bem-estar para a população”, destacou.
Nos municípios, a retomada do programa é vista como um reforço importante às políticas públicas de esporte e cultura. Em Itaipulândia, por exemplo, o secretário municipal de Cultura e Esportes ressaltou que o apoio da Itaipu garante planejamento, estrutura e maior alcance das ações.
A programação prévia contempla diferentes modalidades esportivas, distribuídas ao longo de seis finais de semana:
21 e 22 de fevereiro
Santa Terezinha de Itaipu: futebol de areia
Itaipulândia: futebol 7
São Miguel do Iguaçu: futevôlei de areia
28 de fevereiro e 1º de março
Foz do Iguaçu: vôlei de areia
Mercedes: futebol society
Terra Roxa: beach tennis
7 e 8 de março
Entre Rios do Oeste: vôlei de areia
Diamante do Oeste: vôlei de areia
Guaíra: beach tennis
14 e 15 de março
São José das Palmeiras: futebol de areia
21 e 22 de março
Missal: futebol 7
Marechal Cândido Rondon: beach tennis
Pato Bragado: futebol de areia
28 e 29 de março
Santa Helena: vôlei de areia
Medianeira: vôlei de areia
Mundo Novo (MS): beach tennis
Com a confirmação da adesão dos 16 municípios lindeiros, o Verão Itaipu Mais que Energia reforça o compromisso institucional do Conselho dos Lindeiros e da Itaipu Binacional com a promoção da qualidade de vida, do lazer e da integração regional, utilizando o esporte e a cultura como instrumentos de transformação social.