Mais de 22 mil condutores do Paraná já tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) renovada de forma automática e gratuita desde a implantação do novo modelo de renovação, concluída neste mês pelo Detran-PR. A medida beneficia motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses e conquistaram o selo “Bom Condutor”, previsto no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Ao todo, 26.669 processos foram concluídos no Estado, sendo 22.477 renovações de CNH - incluindo 1.756 condutores com Exerce Atividade Remunerada (EAR) - e 4.192 conversões de CNH provisória para definitiva. O sistema entrou em operação após a sincronização do Detran-PR com a plataforma da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
A nova regra está amparada pela Resolução nº 1.020/2025 do Contran, em vigor desde 10 de dezembro de 2025, e representa uma mudança significativa no processo de habilitação. Condutores de até 70 anos podem renovar a CNH sem agendamento, sem exames médicos ou psicológicos e sem pagamento de taxas, desde que estejam dentro dos critérios. Para motoristas entre 50 e 70 anos, é permitida apenas uma renovação automática.
Segundo o presidente do Detran-PR, Santin Roveda, a iniciativa reduz custos, desburocratiza o serviço público e coloca o Paraná na vanguarda da modernização do trânsito. A economia estimada com a dispensa de taxas e exames chega a R$ 7,7 milhões, valor que deixa de ser gasto pelas famílias paranaenses.
Condutores com mais de 70 anos ou que tenham prazos de renovação diferenciados por recomendação médica seguem realizando o procedimento tradicional, com exames obrigatórios. Quem iniciou o processo de renovação antes da vigência da nova norma e já efetuou pagamentos pode solicitar a restituição dos valores pelo site do Detran-PR.