A cidade de Curitiba será palco de discussões fundamentais sobre o futuro das energias renováveis e da transição energética durante o *Smart Energy 2024 – Conferência Internacional de Energias Inteligentes*, que ocorrerá de 24 a 26 de setembro, das 8h às 19h, no Campus da Indústria do Sistema Fiep. Organizado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), o evento reunirá agentes públicos e privados, além de especialistas de renome, para debater questões cruciais como desafios regulatórios, econômicos e tecnológicos, neutralização de carbono, internet das coisas, inteligência artificial, políticas públicas e investimentos no setor.
A conferência tem como um de seus objetivos centrais fomentar o diálogo e a cooperação entre diferentes setores da sociedade para enfrentar os desafios da transição para fontes de energia mais sustentáveis. O evento conta com o apoio de várias secretarias e órgãos do Governo do Paraná, destacando a relevância da temática para o estado e para o Brasil.
A programação
O primeiro dia, 24 de setembro, será inaugurado com o *Fórum de Eficiência Energética*, no qual empresas públicas, privadas, universidades e outras instituições do setor discutirão tendências e estratégias para aumentar a eficiência energética no Brasil. Esse fórum visa promover o intercâmbio de experiências e o desenvolvimento de políticas que possam acelerar a adoção de tecnologias mais eficientes no uso da energia.
No dia 25, as discussões serão marcadas por uma série de apresentações de destaque, começando pela palestra de abertura do diretor-presidente do Tecpar, Celso Kloss. Ao longo do dia, o secretário de Planejamento do Paraná, Guto Silva, trará um panorama detalhado sobre o uso de energias renováveis no estado, enquanto o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abordará os desafios e oportunidades da mudança da matriz energética no país, aprofundando o debate sobre o futuro energético do Brasil.
Já o dia 26 será dedicado à análise de soluções energéticas alternativas, com especial foco no uso de biocombustíveis e na avaliação de políticas públicas para investimentos e financiamentos no setor. A necessidade de acelerar a transição de fontes fósseis para energias limpas será o tema central das discussões. “É imperativo que avancemos no processo de substituição das fontes de energia tradicionais por soluções mais sustentáveis e renováveis. As alternativas estão disponíveis, mas demandam um esforço conjunto dos atores envolvidos para irmos além das discussões e implementarmos de fato essas soluções”, afirma Celso Kloss, diretor-presidente do Tecpar.
Como participar
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site da Smart Energy, onde é possível encontrar a programação completa e outras informações sobre o evento, que é realizado pela Rede Paraná Tecnologia e Metrologia, organizado pela FRG Mídias e Eventos e promovido pelo Tecpar.