Brasil Feriados de 2026
Governo federal define feriados e pontos facultativos de 2026
Portaria do Ministério da Gestão e da Inovação estabelece calendário oficial para órgãos federais e limita adoção de datas fora da norma
30/12/2025 14h32
Por: João Livi Fonte: Ministério da Gestão e Inovação
Calendário oficial de 2026 define dez feriados nacionais e nove pontos facultativos para a administração pública federal. (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos publicou nesta terça-feira (30) a portaria que fixa os feriados nacionais e os pontos facultativos válidos para o ano de 2026 no âmbito da administração pública federal. Ao todo, o calendário traz dez feriados nacionais e nove pontos facultativos, com apenas uma data caindo no fim de semana: o feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, que será em um domingo.

As datas devem ser observadas por órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, sem prejuízo à continuidade dos serviços considerados essenciais à população.

Continua após a publicidade

Organização do calendário administrativo

Além dos feriados nacionais tradicionais, o calendário contempla pontos facultativos associados a datas religiosas e a períodos de organização administrativa, como o carnaval e as vésperas de Natal e Ano Novo. A portaria também reconhece feriados locais relativos à data magna dos estados, fixada em lei estadual, e aos dias de início e término do ano do centenário de fundação dos municípios, quando previstos em legislação municipal, aplicáveis às repartições federais nas respectivas localidades.

Restrições aos pontos facultativos

O texto é claro ao vedar a antecipação de ponto facultativo fora das regras estabelecidas. Também não será permitida a adoção de pontos facultativos definidos por legislações estaduais, municipais ou distritais, exceto nos casos da data magna estadual expressamente previstos.

Calendário oficial de 2026

Confira a relação completa de feriados nacionais e pontos facultativos definidos para 2026:

Com a publicação, o governo federal padroniza o funcionamento administrativo para 2026 e antecipa a organização interna dos órgãos públicos ao longo do próximo ano.