Saúde Medo infantil
A enfermeira que tira o medo das crianças e gera sorrisos
Acadêmica de enfermagem do Isepe Rondon desenvolve projeto educativo em escolas, ajudando crianças a perder o medo de instrumentos médicos e jalecos
09/09/2024 17h48 Atualizada há 2 meses
Por: João Livi
Fotos: Arquivo Pessoal

Jane Genz, acadêmica de enfermagem no Isepe Rondon, tem feito a diferença através de um projeto inovador desenvolvido durante seu estágio supervisionado. No sexto período do curso, Jane, que também trabalha como técnica de enfermagem na Unimed, encontrou uma maneira de unir sua paixão pela saúde com a educação infantil ao criar o programa "Hospital Infantil”, como uma forma de desmistificar o jaleco e instrumentos médicos.O projeto surgiu de forma inesperada. "Tudo começou numa brincadeira", conta Jane. "Uma amiga mencionou que haviam convidado ela para fazer uma apresentação em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Ela disse que não tinha jeito para isso e passou a oportunidade para mim. A partir daí, a ideia tomou forma”. E quando a professora do estágio supervisionado sugeriu que os alunos desenvolvessem algum projeto,  Jane sabia que tinha a proposta perfeita em mãos.

A primeira apresentação aconteceu em 6 de agosto, no CMEI Pequeno Polegar, para uma turma de 70 crianças. Desde então, mais de 300 crianças foram impactadas por suas palestras. Durante os encontros, Jane organiza uma mesa repleta de materiais hospitalares, como seringas, luvas, ataduras, curativos, máscaras e até pequenos potes usados em exames. Com um toque de leveza e carinho, ela explica o que cada item faz e como é utilizado no atendimento hospitalar.

"O objetivo principal é ajudar as crianças a perderem o medo dos jalecos e dos instrumentos médicos", explica Jane. “Eu sento com elas, conversamos por cerca de 90 minutos, apresento tudo e explico cada detalhe. É uma conversa leve, mas cheia de informações que ajudam a diminuir aquele receio inicial que muitas têm com o ambiente hospitalar”, afirmou.

 

De uma simples brincadeira

O projeto, que começou com uma simples brincadeira, agora é uma das paixões de Jane. “Me sinto imensamente feliz em contribuir e ver o efeito positivo que isso tem nas crianças. É gostoso demais ter esse contato e perceber como elas começam a olhar para os profissionais da saúde de uma maneira diferente, com menos medo e mais confiança”, disse.

Jane já concluiu os requisitos do estágio, mas a paixão pelo projeto continua viva. Ela deixa seu contato disponível para outras escolas que desejam convidá-la para realizar a apresentação. "Eu amei desenvolver esse projeto. Falo para as minhas colegas que cada uma deve criar algo que ame e conheça, algo que traga felicidade. Eu sou muito feliz fazendo isso”, destacou.

O gosto pela enfermagem

Após anos dedicados como técnica em enfermagem, Jane resolveu dar um novo passo na carreira e ingressar na faculdade. "Quando meus filhos eram pequenos, não podia estudar. Mas sempre tive uma paixão enorme pela área da saúde. Primeiro fiz o curso técnico, e agora estou fazendo a faculdade para ampliar meus conhecimentos e melhorar minha condição financeira”, pontuou.

Jane, que transformou o que parecia uma pequena oportunidade em um projeto significativo, serve de inspiração para outros estudantes e profissionais. O caminho que trilhou mostra que, com amor e dedicação, é possível levar educação e conforto para além das salas de aula e clínicas.

Escolas interessadas podem entrar em contato com Jane Genz pelo telefone (45) 99991-8631 para agendar uma apresentação.