O verão começou oficialmente neste domingo (21) com calor intenso em todo o Paraná. As temperaturas ultrapassaram os 30 °C em praticamente todas as regiões do Estado, confirmando o padrão típico da nova estação. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tempo seguirá muito quente ao longo da semana, mesmo com a ocorrência de chuvas em algumas áreas.
Apenas 18 estações meteorológicas registraram máximas abaixo dos 30 °C no domingo, ainda assim com sensação térmica elevada. Entre os menores registros estão General Carneiro (23,8 °C), Santa Maria do Oeste (25,6 °C), Clevelândia (25,4 °C), Palmas (26,4 °C), Guarapuava (27,5 °C) e Ventania (27,8 °C).
Uma frente fria posicionada sobre o Rio Grande do Sul influenciou o tempo no Oeste do Paraná, provocando chuva em diversos municípios. Os maiores acumulados foram registrados em Foz do Iguaçu (42 mm), Santa Helena (31 mm), Marechal Cândido Rondon (19,4 mm), São Miguel do Iguaçu (18,4 mm) e Planalto (16,2 mm).
Segundo o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, o sistema segue atuando até quarta-feira (24), mantendo a condição para pancadas de chuva no Oeste, Sudoeste e Centro-Sul, principalmente a partir da tarde. “Não se descarta a ocorrência de tempestades em alguns momentos do dia”, alerta.
Apesar da instabilidade pontual, o calor não dará trégua. As temperaturas continuam elevadas em todo o Estado, podendo chegar a 36 °C no Noroeste. Isso ocorre em função de um bloqueio atmosférico que dificulta o avanço de sistemas frontais, mantendo o ar quente e seco sobre grande parte do Paraná, especialmente nas regiões Norte, Noroeste, Leste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral.
Natal com chuva em todo o Estado
A partir de quinta-feira (25), dia de Natal, o bloqueio atmosférico perde força e uma frente fria deve avançar pelo oceano na altura do Paraná. Com isso, a umidade aumenta e a instabilidade se espalha por todas as regiões.
“O ambiente ficará mais instável, sujeito a tempestades em praticamente todo o Estado. O tempo continua abafado, mas no Oeste e Sudoeste as temperaturas não sobem tanto”, explica Braun.
Na sexta-feira (26), a previsão indica continuidade das chuvas em padrão típico de verão: calor, sensação de abafamento e pancadas rápidas, principalmente no período da tarde, em todas as regiões do Paraná.