Paraná Acesso liberado
Acesso da Avenida Maria Bubiak à BR-469 é liberado e desafoga trânsito em área de grandes obras em Foz do Iguaçu
DER/PR remove bloqueio estratégico para aliviar tráfego entre a duplicação da BR-469 e a Perimetral Leste
03/12/2025 13h54
Por: João Livi
Trecho da BR-469 em Foz do Iguaçu recebe liberação parcial, conectando novamente a Avenida Maria Bubiak ao fluxo da rodovia em meio às obras de duplicação. (Foto: Divulgação/DER)

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) confirmou que será liberado na tarde desta quarta-feira (03) o acesso da Avenida Maria Bubiak à BR-469, em Foz do Iguaçu. A via estava interditada devido ao avanço das obras de duplicação da rodovia federal, um dos projetos mais importantes em andamento no Oeste do Estado.

A liberação devolve fluidez a um ponto crítico do trânsito local e beneficia diretamente moradores, turistas e trabalhadores que circulam diariamente entre regiões afetadas simultaneamente por dois grandes empreendimentos viários. 

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Com o retorno do tráfego, motoristas devem redobrar a atenção. O DER/PR reforça que a área ainda opera com sinalização provisória e que o respeito às indicações é fundamental para evitar acidentes, já que máquinas, equipes e frentes de trabalho continuam ativas nas proximidades.

Duplicação transforma corredor turístico e logístico

A duplicação da BR-469 abrange 8,7 quilômetros, desde o portal do Parque Nacional do Iguaçu até o trevo de acesso à Argentina. O projeto inclui quatro grandes viadutos:

Também faz parte das intervenções a construção da nova ponte sobre o Rio Tamanduá. Segundo o DER/PR, o conjunto de obras irá modernizar o principal corredor turístico da cidade e melhorar o deslocamento de cargas que passam pela fronteira.

Perimetral Leste muda o mapa viário da região

Avançando paralelamente, a Perimetral Leste é outra transformação de grande impacto em Foz do Iguaçu. O empreendimento prevê 14,7 quilômetros de pavimentação nova, conectando a BR-277 diretamente à Ponte da Integração Brasil–Paraguai.

O projeto engloba ainda duas aduanas e seis viadutos, criando uma rota alternativa para o tráfego pesado e reduzindo o fluxo na área urbana, além de integrar de forma mais eficiente o sistema logístico trinacional.