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Empresa se destaca pela característica de inovação em alimentos
Com seu parque fabril instalado em Marechal Cândido Rondon, a Alibra é a maior fabricante de queijos análogos na América Latina
29/06/2024 10h49
Por: João Livi


Constituir uma empresa em nosso país é um desafio que vem perseguindo os empresários há alguns anos e os momentos iniciais são fundamentais para a consolidação do negócio. O sucesso passa por uma série de fatores, como o planejamento, produtos, trabalho, conhecimento de mercado, dedicação e consistência.
Duas décadas de uma empresa podem representar um bom caminho andado, ao mesmo tempo em que torna-se, ainda, o período inicial de sua fundação. “Com mais de 20 anos de história, a Alibra continuamente cresce em um mercado altamente competitivo. Porém isto não ocorre ao acaso. Ele é fruto de uma visão de futuro que é sustentada por um sólido planejamento estratégico. Assim, todos os esforços das diferentes áreas alinham-se e o crescimento torna-se uma consequência”, relata o diretor técnico da Alibra, Osmar Almeida.

Diferentes tecnologias
A Alibra é uma empresa que trabalha com diferentes tecnologias, como a mistura de pós, a mistura de líquidos, a secagem por spray, a aglomeração (produtos tipo solúveis) e o cozimento controlado. “Assim, ao invés de produtos, criamos soluções para os mais diversos segmentos da Indústria, do Food Service e de produtos de consumo para muitos mercados e aplicações. Hoje, tem Alibra em trufas de chocolate, bolos, pães de queijo, lasanhas, pizzas, salgados, chantillys, sorvetes, picolés, suplementos infantis, bebidas em pó em cápsulas, máquinas de bebidas em pó (vending machines), alimentação enteral, cremes de leite, cremes culinários, bebidas lácteas, sobremesas, achocolatados e por aí vai”, apresenta o profissional.

Padrão internacional
E no seu portfólio de produtos se destaca a linha de queijos análogos, já amplamente utilizada na Europa e nos Estados Unidos. “Somos o maior fabricante desta linha de produtos na América Latina, com alta tecnologia e performance, disponibilizamos aos seus clientes a padronização da qualidade e a competitividade em custos de seus produtos. Fabricantes de pizzas, pães de queijo, pães de alho, salgados entre outros beneficiam-se ao longo do ano dessa constância em termos sensoriais, de textura e de desempenho”, enfatiza. 

Em constante atualização
A empresa está constantemente buscando alternativas para o mercado em que atua. “Posso citar da linha de óleos e gorduras em pó, OILA,que  resulta da visão de inovação da Alibra aliada ao profundo conhecimento da tecnologia de secagem por spray. Trabalhamos com três grupos de produtos: o OILAFats® (óleos e gorduras em pó, incluindo o óleo de coco em pó); o OILACream® (gorduras lácteas em pó, incluindo o creme de leite em pó); e o OILANutra® (óleos e gorduras para nutrição especializada)”, cita.
É objetivo constante das equipes da Alibra criar inovações que alimentam. “Pensamos e trabalhamos pelo nosso futuro. Além de investir no bem-estar dos nossos colaboradores, hoje estamos trabalhando com afinco para que todas as nossas linhas produtivas sejam certificadas em segurança de alimentos baseada na norma FSSC 22000. Esta certificação do nosso Sistema de Segurança de Alimentos, que inclusive já possuímos em nossa linha de Queijos Análogos, é reconhecida internacionalmente e trará ainda mais competitividade para a Alibra. Queremos cumprir com as nossas necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras. Por isso, a Sustentabilidade é um dos nossos pilares. Buscamos refinar as nossas tecnologias, como por exemplo a Plant-Based, e aumentar a nossa capacidade produtiva, pois à medida que o país cresce, precisamos estar preparados para atendê-lo. Acreditamos no Brasil”, pontua.

Abrangente
Hoje a Alibra é uma empresa com a capacidade de atender aos seus clientes nos mais diferentes locais do globo. Assim, além de cobrir todo o território nacional, a empresa hoje atende a diferentes mercados nas Américas, no Caribe e na África, sendo ainda capaz de expandir para outros continentes, se necessário.
Pelas características de seus produtos, a Alibra é uma empresa de inovação, tecnologia e conveniência. “Por exemplo, uma fábrica de suplementos em pó não deseja trabalhar com óleo ou com gordura. Aqui os óleos em pó simplificam a vida não só de manipulação, mas também na mistura do suplemento em pó. A produção de achocolatado de caixinha requer além de uma boa mistura, que o cacau não vá todo para o fundo da caixinha. Neste caso, a Alibra ajuda a manter o cacau em suspensão, deixando o achocolatado mais encorpado. Para se fazer um chantilly campeão, é importante termos as proteínas do leite. Os caseinatos produzidos pela Alibra dão esse toque especial, deixando as tortas com recheios e coberturas com um melhor acabamento”, conclui o diretor técnico da Alibra, Osmar Almeida.