A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) registrou o maior volume de inscritos dos últimos anos para o Vestibular 2026. Ao todo, 15.124 candidatos farão as provas no dia 7 de dezembro, em um processo seletivo que cresce em abrangência e mantém alta demanda pelos cursos mais concorridos da instituição.
O ensalamento será liberado até 21 de novembro na página oficial da Unioeste. Além dos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo, as provas também serão realizadas em Curitiba, Guarapuava, Maringá e Campo Grande (MS), ampliando o alcance regional do vestibular.
Assim como em anos anteriores, o campus de Cascavel concentra o maior número de inscritos, com 30,6% dos candidatos. Na sequência aparecem Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo.
Um dado que chama atenção é o volume expressivo de inscritos também em cidades onde a universidade não possui campus, como Curitiba, Maringá e Campo Grande, reforçando o alcance da instituição além da região Oeste.
No total, a Unioeste oferece 1.602 vagas, distribuídas em 67 cursos de graduação.
A alta concorrência se confirma principalmente nos cursos de Medicina, Direito e Psicologia. Veja os cinco cursos com maior número de candidatos:
Cascavel – Medicina (Integral): 2.581 candidatos
Francisco Beltrão – Medicina (Integral): 1.612 candidatos
Foz do Iguaçu – Psicologia (Matutino): 538 candidatos
Toledo – Psicologia (Matutino): 317 candidatos
Marechal Cândido Rondon – Direito (Matutino): 246 candidatos
Segundo o coordenador do Vestibular, Paulo Renan Effgen, a procura demonstra o fortalecimento da universidade. “Trabalhamos exaustivamente para ampliar o acesso ao ensino superior público. Neste ano, observamos aumento expressivo na busca pelas cidades onde temos campus. Medicina e Direito seguem como mais concorridos, agora acompanhados pela Psicologia. Entre as licenciaturas, todas isentas, o curso de Pedagogia foi o mais procurado”, destacou.
A Unioeste mantém o Sistema de Cotas, assegurando políticas de inclusão que distribuem as vagas da seguinte forma:
50% para ampla concorrência
50% para estudantes de escola pública, sendo:
10% reservados para candidatos pretos ou pardos (PP)
5% das vagas totais exclusivas para pessoas com deficiência (PcD)
As modalidades de ingresso são:
EP (Escola Pública) – candidatos que concluíram todo o ensino médio em escola pública.
PP (Pretos ou Pardos) – candidatos da rede pública que se autodeclaram pretos ou pardos.
PCD (Pessoa com Deficiência) – candidatos que comprovem a deficiência.