O compromisso de Marechal Cândido Rondon com o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico acaba de ser reconhecido em nível estadual. O município conquistou o 1º lugar na categoria até 100 mil habitantes no Prêmio Estadual de Microcrédito 2025, durante o Encontro Estadual de Agentes de Crédito, realizado em Foz do Iguaçu.
A premiação, promovida em parceria entre o Sebrae/PR e a Fomento Paraná, reuniu mais de 350 agentes de crédito de todo o Estado e celebrou os melhores resultados na operacionalização do microcrédito, ferramenta essencial para fortalecer pequenos negócios e impulsionar a economia local.
Representando Marechal Cândido Rondon, o agente de crédito Lúcio Flávio Fernandes comemorou o reconhecimento e destacou o trabalho coletivo da equipe.
“A gente se dedica, e este é um prêmio para todos, que reflete o nosso trabalho - mas, principalmente, para quem precisa do crédito. Eles nos procuram para investir na empresa, no capital de giro, em máquinas. Eles também se animam e se entusiasmam com essa premiação, pode ter certeza”, afirmou.
O resultado consolida a atuação do município como referência em gestão e aplicação eficiente de crédito orientado, garantindo que recursos cheguem a quem mais precisa - os empreendedores locais, que encontram no microcrédito a oportunidade de crescer, gerar empregos e movimentar a economia regional.
Além de Marechal Cândido Rondon, que conquistou o primeiro lugar em sua categoria, o pódio foi completado por Cianorte (2º lugar) e Pato Branco (3º lugar).
Na premiação geral, Francisco Beltrão foi o grande campeão, seguido por Foz do Iguaçu e Guarapuava. Ao todo, o prêmio foi dividido em seis faixas populacionais, além de uma categoria geral que reconhece o melhor desempenho global.
O evento também marcou o lançamento da 5ª edição do Livro do Microcrédito, que reúne histórias reais de empreendedores paranaenses que transformaram seus negócios com apoio da Fomento Paraná e das prefeituras parceiras, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
O resultado reafirma a força do interior do Paraná e o protagonismo de Marechal Cândido Rondon na promoção de políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e à inclusão produtiva. A conquista simboliza o impacto positivo do trabalho dos agentes de crédito e das instituições parceiras no fortalecimento da economia local e na criação de oportunidades sustentáveis.