Inovação Rede de Secretários
Rede de Secretários capacita 331 gestores de 102 municípios e fortalece políticas públicas de desenvolvimento no Paraná
Programa do Sebrae/PR em parceria com o Governo do Estado encerra ciclo de 2025 com seminário estadual em Curitiba e resultados expressivos para o ambiente de negócios local
24/10/2025 09h23
Por: João Livi Fonte: Sebrae/PR
Seminário Estadual da Rede de Secretários encerrou o ciclo 2025 reunindo mais de 170 gestores em Curitiba e consolidando a integração entre municípios e o Sebrae/PR. (Foto: Inove)

O Seminário Estadual da Rede de Secretários, realizado na quarta-feira (22), em Curitiba, marcou o encerramento de um ciclo de formação que reuniu 331 gestores públicos de 102 municípios paranaenses. O encontro celebrou o fortalecimento da governança e das políticas públicas voltadas ao desenvolvimento territorial e aos pequenos negócios.

Promovida pelo Sebrae/PR, em parceria com o Governo do Estado, a Rede de Secretários é uma iniciativa que visa integrar e capacitar secretários municipais das áreas de desenvolvimento econômico, indústria, comércio, turismo e inovação. Ao longo de 2025, os participantes participaram de cinco módulos presenciais, três encontros on-line, uma imersão internacional e do seminário estadual que encerrou o ciclo anual.

Continua após a publicidade

Capacitação e fortalecimento do empreendedorismo local

O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, destacou o papel dos gestores como protagonistas na criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo. “São os secretários que, junto aos prefeitos e equipes locais, têm a capacidade de transformar o ambiente para o empreendedorismo. Eles são peças-chave para que a estrutura administrativa esteja alinhada com o fortalecimento dos pequenos negócios”, afirmou.

Entre os temas debatidos na programação estiveram modernização municipal, licenciamento simplificado (Descomplica Licenças), inteligência artificial na gestão pública, recomendações do Tribunal de Contas e impactos da reforma tributária nos municípios.

O secretário de Inovação e Inteligência Artificial do Paraná, Alex Canziani, reforçou a importância do projeto. “Essa parceria com o Sebrae é fundamental, principalmente neste primeiro ano de gestão de muitos municípios. Capacitar os secretários é garantir que saibam acessar recursos e aproveitar oportunidades de investimento”, ressaltou.

O evento contou ainda com a presença de Marcos Rigoni (Junta Comercial do Paraná), Marcos Marini (Secretaria de Estado das Cidades), Orlando Chiquetto (Secretaria de Planejamento), coronel Jean Puchetti (Casa Civil) e Rafael Ayres (Tribunal de Contas do Paraná).

Integração estadual e visão nacional

Para o Sebrae Nacional, a Rede de Secretários do Paraná é um modelo de referência. “Ter um grupo de gestores capacitados, mobilizados e engajados em políticas públicas é essencial para o desenvolvimento territorial”, avaliou Jeconias Rosendo da Silva Junior, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional.

Durante o seminário, o gerente de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Luiz Marcelo Padilha, apresentou os resultados do ciclo e anunciou os próximos passos do programa. “Mais de 330 gestores foram capacitados neste ciclo, ampliando a capacidade técnica e estratégica dos municípios. O Paraná segue como referência nacional em políticas públicas para pequenos negócios”, destacou.

Entre os resultados, o programa contabiliza a modernização de processos municipais, a integração regional e a criação de políticas de apoio ao empreendedorismo, além da adoção de metodologias inovadoras de gestão pública.

Experiências que inspiram transformações regionais

A Rede de Secretários vem se consolidando como um espaço de cooperação e aprendizado coletivo, capaz de gerar resultados concretos nas administrações municipais. Em diferentes regiões, gestores implementaram soluções inspiradas nas trocas realizadas durante o ciclo 2025.

Em Cascavel, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Margarida Carneiro, relatou que o programa ajudou a fortalecer a governança local. “A troca de experiências entre gestões de diferentes regiões ampliou minha visão sobre desenvolvimento econômico e fortaleceu meu papel como articuladora local”, disse. A cidade adaptou metodologias de outros municípios e firmou parcerias com entidades empresariais e instituições de ensino, resultando em políticas públicas mais eficazes.