Cidades De volta à Câmara
Secretários Marciane Specht e Marciel Escher deixam cargos e retornam às funções na Câmara de Vereadores de Marechal Rondon
Ambos foram exonerados a pedido e reassumem os cargos legislativos para os quais foram eleitos em 2024; suplentes Rodrigo Pulga (Verde) e Cristiano Metzner (Suko) deixam o Legislativo
17/10/2025 14h58
Por: João Livi
Marciane Specht e Marciel Escher deixam secretarias municipais e retornam aos cargos de vereador na Câmara de Marechal Cândido Rondon. (Fotos: Arquivo Pessoal)

A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon publicou, nesta sexta-feira (17), duas portarias oficiais que determinam o desligamento dos secretários Marciane Maria Specht e Marciel Evandro Escher de seus respectivos cargos no Executivo municipal. Ambos retornam às funções de vereadores, para as quais foram eleitos nas eleições de 2024.

A decisão foi formalizada por meio das Portarias nº 1928/2025 e nº 1929/2025, assinadas pelo prefeito Adriano Backes e pelo secretário municipal de Administração, Valmir Monteiro.

Continua após a publicidade

Encerramento das funções no Executivo

Marciane Maria Specht deixa o cargo de secretária municipal de Saúde, função que vinha exercendo desde o início da atual gestão. De acordo com o documento, a exoneração ocorre a pedido da servidora, com vigência a partir do final do dia 19 de outubro. Ela retorna, no dia 20, ao cargo efetivo de enfermeira do quadro municipal, antes de reassumir sua cadeira no Legislativo.

Marciel Evandro Escher foi exonerado do cargo de secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável, também a pedido, com os mesmos prazos estabelecidos pela portaria. Ele retorna ao cargo efetivo de operador de máquinas no quadro funcional e, na sequência, reassumirá o mandato como vereador.

Mudanças na composição do Legislativo

Com o retorno dos titulares às suas funções na Câmara Municipal, deixam o Legislativo os vereadores Rodrigo Pulga (Verde) e Cristiano Metzner (Suko), que haviam assumido as cadeiras durante o período de afastamento dos colegas para o exercício de cargos no Executivo.