A primavera segue turbulenta no Paraná. Quando o paranaense começa a se recuperar dos danos causados por um sistema meteorológico, outro se aproxima. É o que aponta o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), que prevê um novo período de instabilidade para o Estado neste fim de semana.
Após os temporais de quinta-feira (16), provocados pela intensificação de um sistema de baixa pressão, novas áreas de instabilidade voltam a se formar nesta sexta (17), com possibilidade de chuva forte, descargas elétricas e ventos intensos principalmente nas regiões Oeste e Sudoeste.
Rajadas violentas e acumulados de chuva
Na quinta (16), o temporal veio acompanhado de ventos extremos: 110,5 km/h em Cascavel, às 16h, e 103,7 km/h em Nova Tebas, por volta das 19h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Pelo menos 20 estações meteorológicas do Simepar registraram rajadas acima de 50 km/h entre a tarde e a noite.
Os maiores volumes de chuva foram observados em Guaíra (29 mm), Laranjeiras do Sul (27,2 mm) e Dois Vizinhos (23,6 mm). Embora a chuva tenha dado trégua durante a madrugada, o cavado meteorológico - sistema de baixa pressão localizado entre o norte da Argentina e o Paraguai - volta a ganhar força nesta sexta, avançando sobre o território paranaense.
De acordo com o meteorologista Paulo Barbieri, “há previsão para pancadas de chuva com muitas descargas elétricas e ventos fortes ainda pela manhã no Oeste e Sudoeste. As instabilidades se deslocam para o restante do Estado ao longo do dia, podendo gerar temporais localizados também no Centro-Sul, Noroeste, Norte e Leste à noite”.
Frente fria chega no sábado e muda o tempo em todo o Estado
Entre a noite de sexta e o amanhecer de sábado (18), uma frente fria avança pelo oceano, provocando chuva generalizada e temporais em todas as regiões do Paraná. Durante a madrugada, há risco de ventos fortes, especialmente na faixa litorânea, onde as rajadas podem atingir 70 km/h devido à combinação entre sistemas de baixa e alta pressão sobre o mar.
As temperaturas também caem. No sábado, as máximas não devem ultrapassar 25°C em nenhuma região. Já no domingo (19), com o afastamento da frente fria, o sol volta a predominar no Oeste e Sudoeste, enquanto o Norte e o Leste ainda terão nebulosidade e chuvas fracas.
“As temperaturas voltam a subir gradualmente no Oeste e Sudoeste, mas no restante do Estado dificilmente passam dos 26°C”, completa Barbieri.