Micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais (MEIs) e cooperativas da agricultura familiar da região Oeste terão, entre os dias 21 e 23 de outubro, uma nova oportunidade de aprender como vender para o governo. A capacitação será realizada em Cascavel, dentro do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores – LicitAÇÃO: Tenha o Governo como seu Cliente, uma iniciativa do Sebrae/PR em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) e o Comitê de Gestão Municipal (CGM).
As inscrições podem ser feitas até o meio-dia do dia 21 de outubro, ou enquanto houver vagas, diretamente no Escritório de Compras da Acic, pelo WhatsApp (45) 99801-0029.
Facilitando o acesso às licitações públicas
A consultora do Sebrae/PR, Kellen Oliveira, explica que o objetivo do programa é aproximar os pequenos negócios do universo das compras públicas, mostrando que participar de licitações é mais simples do que parece. “Durante a capacitação, mostramos o passo a passo do processo, as oportunidades disponíveis e como cada empresa pode se estruturar para se tornar fornecedora do governo de forma segura”, destacou.
O curso já tem gerado bons resultados. O casal de empresários Nicholas Martini e Analú Alves Andrade Martini, da Groceries Store, participou da edição anterior e destacou o aprendizado prático como um diferencial. “Tivemos mentoria direta durante nossa primeira licitação. O consultor nos acompanhou na sala de lances e vencemos logo na estreia, com um dos nossos produtos. Isso nos deu confiança para continuar participando”, contou Nicholas.
Conteúdo prático e orientações diretas
Durante os três dias de capacitação, os participantes receberão orientações sobre como identificar editais, preparar propostas competitivas, utilizar sistemas de compras públicas e aumentar o faturamento com base em demandas reais do setor governamental.
As atividades ocorrerão na sede da Acic, na Rua Pernambuco, 1800, sempre a partir das 19h. Entre os temas que serão abordados estão:
Licitações sem mistérios
A legislação apoiando os pequenos negócios
Cadastro no SICAF, GMS e app Compras.gov
Envio de proposta, sala de disputa e acompanhamento pós-certame
Análise de edital, solicitação de esclarecimento e impugnação
Além das aulas teóricas, os empreendedores terão consultorias individuais e mentoria prática, com acompanhamento direto nas etapas de participação.
O projeto integra o Programa CCL – Cascavel Contra Legal, com apoio do setor de compras da Prefeitura Municipal, fortalecendo a transparência, a competitividade e a inclusão dos pequenos negócios nas licitações locais.