A região Oeste do Paraná se prepara para uma nova fase de desenvolvimento com a inclusão de grandes obras de infraestrutura no Lote 5 das concessões rodoviárias. O pacote, que será leiloado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no próximo dia 30, representa R$ 11,7 bilhões em investimentos e vai beneficiar diretamente os municípios do Centro-Oeste e Oeste paranaense, consolidando o corredor logístico que liga o interior à fronteira com o Paraguai e o Mato Grosso do Sul.
Serão 432,7 quilômetros de rodovias concedidas, com R$ 6,6 bilhões destinados a obras (Capex) e R$ 5,1 bilhões a conservação e serviços (Opex). Entre os destaques estão 238,57 km de duplicações, 55 obras de arte especiais (viadutos e pontes), 12 km de ciclovias e um novo contorno rodoviário em Guaíra, que promete revolucionar o trânsito na região de fronteira.
Um dos pontos mais aguardados do pacote é a duplicação da BR-163 entre Marechal Cândido Rondon e Guaíra, trecho considerado vital para o escoamento da produção agrícola, industrial e cooperativista do Oeste. Essa obra deve melhorar a fluidez do tráfego, reduzir acidentes e fortalecer a ligação entre o Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai pela Ponte Ayrton Senna, que hoje concentra intenso fluxo de caminhões.
Com o novo contorno de Guaíra, o trânsito pesado será desviado do centro urbano, proporcionando mais segurança e mobilidade para os moradores e agilidade logística para o transporte de cargas rumo ao Porto de Paranaguá e aos países vizinhos.
Além da duplicação entre Marechal Rondon e Guaíra, o Lote 5 inclui também a duplicação da BR-369 entre Mamborê e Cascavel e melhorias expressivas no trecho entre Maringá e Campo Mourão, com dezenas de novos viadutos, passarelas, correções de traçado e pontes.
No total, o conjunto das obras vai conectar o eixo produtivo do Oeste ao Noroeste e ao Centro-Sul do estado, fortalecendo o escoamento da safra, reduzindo custos logísticos e atraindo novos investimentos industriais e de infraestrutura.
Para os municípios do Oeste, especialmente Marechal Cândido Rondon e Guaíra, o impacto será direto. A duplicação da BR-163 trará mais segurança viária, valorização imobiliária e expansão econômica. Já o contorno de Guaíra é considerado uma obra estratégica para o turismo e o comércio local, pois vai retirar o tráfego intenso do centro e melhorar o acesso à ponte internacional.
O governo estadual e a ANTT ressaltam que o Lote 5 é um dos mais abrangentes do novo pacote de concessões do Paraná, com projeção de mais de 20 mil empregos diretos e indiretos durante a execução das obras.
Com o leilão previsto para o dia 30 deste mês, as expectativas são de que o início das intervenções comece já em 2026, transformando a infraestrutura rodoviária do Oeste em um dos principais eixos logísticos do país.